5 de dezembro de 2013

O Rosto de Gorliz

Consegue ver o rosto e o corpo?
Para alguns habitante é a
"Virgem Maria"
O aparecimento de um rosto em uma lâmina de mármore de um portal de Gorliz tem desatado a expectativa na localidade costeira. Todo mundo fala disso, exceto o pároco...

Os habitantes de Gorliz, pequeno município do país Basco (Espanha), não tem explicação até o momento de um rosto parecendo ser feminino, em uma lâmina de mármore de um portal da cidade. Entre risos, alguns o qualificam já de fenômeno paranormal e o associam com as faces da localidade de Bélmez.

Outros, como o pároco, pedem racionalidade, mas é um dos poucos... Ao contrário de seus paroquianos, que praticamente se cumprimentam com a pergunta "Já viu a cara dessa Virgem?", o pároco diz que não lhe coça a curiosidade.

A imagem apareceu em uma grande pedra de mármore localizada entre o portal nº 12 B com a rua Itsabide kalea. Se pode apreciar com certa nitidez um rosto, que lembra o de uma mulher, como que coberta por um manto. Inclusive se aprecia um corpo. Para muitos é a Virgem Maria.

Detalhe do rosto. Para alguns, desenho. Para outros
é o veio da rocha que está ficando mais evidente...
Relato dos Moradores

O beco se converteu em lugar de peregrinação dos moradores locais, retumbantes de bom humor. "Isso é coisa de algum tonto, algum jovem que o desenhou", diz um. "Está bem desenhado, não? Eu o vi ontem, me disseram no parque. É coisa é coisa do veio da pedra, sem mais", assegura um jovem.

Uma residente próxima explica que "nunca o tinha visto, e olha que passo todos os dias por aqui". Agora, desde que correu o rumor, o rosto não sai da cabeça. "De não ver durante toda a vida, passei a ver à todas horas. A cada vez que passo, olho, não posso o evitar. Ainda bem que dormindo não tenho nenhum pesadelo", conta a vizinha, que assegura que o rosto é apreciável desde sua casa.

O construtor da obra, Julián Jauregui, de 77 anos reconhece que desde que levantou a construção, faz uns 35 anos, "Nunca, na vida havia visto tal imagem no portal. Isso é coisa de algum menino que nos quer fazer de bobos", explicava.

O pároco Jabier Etxebarria diz com bom humor "Sim, tenho ouvido os comentários, mas não vi a imagem. Não me aguça a curiosidade, não a tomo em sério. Me interessam mais outros temas que não conseguimos que desapareçam, como a injustiça", concluiu.

A Explicação

Uma vizinha da placa com o rosto diz. "Faz-me rir para falar a verdade. Isso está aí desde que puseram essas lâminas, faz como uns 10 anos. É coisa do veio da pedra. É algo curioso... e ponto. Tomara que encerrem com esse assuntoTodo o dia me dizem apareceu a Virgem em meu portal... Vou ter que pôr uma caixinha e cobrar", indica com bom humor.



Tradução/Adaptação: rusmea.com & Mateus Fornazari

Rusme descobriu enquanto assombrava o site dePeru
Comentários