10 de dezembro de 2013

O Maior Truque Mágico: O Truque da Corda Indiana

A levitação fascina as pessoas. Quem não gostaria de sair voando? Mas nesta matéria quem levita não são os humanos, e sim uma grossa corda, e de uma maneira quase inexplicável. Conheça a ilusão mais famosa do mundo: O truque da corda indiana.

A Índia é o lar tradicional das artes mágicas. Existem caravanas de mágicos que andam pelos vilarejos com os famosos faquires realizando todo o tipo de mágica. E uma das mágicas mais famosas e impressionantes realizadas por eles é a que você vai conhecer a seguir: O Truque da Corda Indiana.

A Versão Original do Truque

A lenda vem sendo contado de geração a geração por séculos, então existem algumas variáveis de um lugar para outro, mas em essência, é assim:

O mágico pega uma corda flexível e a coloca enrolada dentro de um cesto. Depois, invocando poderes mágicos, faz a corda começar a subir. Com a corda totalmente estendida na vertical, ele então pede que um menino assistente seu suba na corda. Agora a coisa começa a ficar interessante. O menino sobe até o final e desaparece. O mágico chama por ele e não obtêm resposta, então ele pega uma espada e sobe na corda também, até sumir e então começam a cair pedaços do menino cortado no chão! O mágico desce, reúne os pedaços, coloca um pano em cima e então o menino reaparece!

E aí, tá bom para você? Isso que eu chamo de mágica... Veja, nela o mágico desafia a gravidade, faz um menino sumir no ar, depois ele mesmo, esquarteja a criança, reaparece e no final tem o poder de reunir as partes do menino e trazê-lo de volta à vida!!!! Quero ver o David Blane ou o Criss Angel fazer isso :)

Abaixo, uma pequena ilustração em sua versão mais simples, sem pessoas desaparecendo no ar nem sendo decapitadas.
Mas alguém fez essa mágica mesmo? É verdade?

Essa lenda ganhou força em 1890 com uma reportagem publicada no jornal Chicago Tribune. Eles publicaram que na índia estavam fazendo o truque descrito acima e que eles foram testemunhas oculares do evento. A história se espalhou como uma bomba! Só demorou um pouco mais para o mundo todo saber da lenda. Hoje com a internet leva-se minutos para uma notícia correr o mundo. Naquela época foi em poucos meses. O negócio foi ficando como um telefone sem fio, cada vez alguém ia aumentando um pouco. É a lenda do SlenderMan da antiguidade (não vai me dizer que não sabia que ele é uma invenção de um concurso de foto?).

A foto tirada pelo capitão Holmes
Quatro meses depois o jornal revelou que o truque descrito era invenção deles, que estavam precisando vender mais jornais e fizeram a matéria. O jornal expressou um certo espanto por tantas pessoas terem acreditado que se tratava de uma história verdadeira. Eles até explicaram que a farsa podia ser verificada já no nome do autor da matéria: "Fred S. Ellmore" ["Sell more" significa "vender mais"].

Mas o estrago já estava feito e entre 1880 e 1930 muitos relatos de testemunhas confiáveis diziam que o truque da corda era algo sobrenatural e uma foto e um vídeo causaram furor. Um capitão inglês, Holmes (lembre-se, a Índia foi colônia britânica até 1950) tirou uma foto do truque, que foi publicada no jornal em 1917. Depois aconteceu algo mais incrível. Surgiu um vídeo mostrando um faquir fazendo o truque em uma versão mais simples (ninguém some no ar e é esquartejado, basta fazer a corda subir e o menino escalá-la) para soldados britânicos. Assista abaixo:

.
Com a lenda só crescendo, o Circulo Mágico Britânico resolveu que era hora de dar um ponto final na situação e ofereceu um prêmio de 500 guinéus (moeda da época) para quem realizasse o truque na versão mais simples.

Alguém ganhou o prêmio?

O artista Karaxi tentou ganhar o prêmio, mas foi
muito fraquinha a apresentação e acabou não levando
para casa os 500 guinéus...
Bem, problemas começaram a surgir com a foto publicada no jornal. Na verdade ela não mostraria o truque da corda, mas sim outro, feito geralmente por caravanas de ciganos, onde a criança fica presa na ponta de uma vara e um homem equilibra a outra extremidade com uma das mãos.

Já no vídeo, os pesquisadores repararam que a corda na verdade não está subindo, mas sim caindo, e viram uma haste de ferro escondida nela quando o menino descia.

Muitos tentaram reproduzir o truque, e um artista da época chamado Karaxi mandou a fita realizando o truque da corda, só que bem mais rudimentar. A corda se eleva pouco do chão e demora para ficar firme. Seu filho a escala e balança no topo. Foi tão tosco que não pagaram o rapaz...

Assim, ninguém ganhou o prêmio na época, mas o interesse continuou grande. Pessoas dedicaram suas vidas e explicar a lenda. Foi o que fez o historiador de mágica Peter Lamont, que sempre aparece em reportagens sobre o truque e até escreveu um livro, chamado: The Rise of the Indian Rope Trick: How a Spectacular Hoax Became History.

A Lenda é Verdadeira!

O tempo passou e o truque continuou como uma lenda que todo mundo ouviu falar, mas ninguém viu. Só que isso mudou amigos assombrados, o truque da corda indiana não é uma lenda, ele é real! Muitos mágicos já realizaram esse truque ao longo dos anos e existe atualmente um mágico indiano que o faz. Seu nome é Ishamudin e seu filho Amman é quem escala a corda. Nos anos 90 ele começou a trabalhar no truque após saber que o Círculo Mágico Britânico estava oferecendo £ 25.000 para quem realizasse o grande truque. Depois de muito tempo ele conseguiu, só que o prêmio não estava mais sendo oferecido. Mas pelo menos ele ficou bem famoso :)

No documentário abaixo, exibido no History Channel, você vai poder ver com seus olhos Ishamudin realizando o truque da corda indiana. Um mágico profissional acompanhou a apresentação e ficou doidinho para que ele revelasse o truque, mas ele não fala nem por decreto.


.
O fato é que o truque da corda sem dúvida impressiona e continuará encantando todos aqueles que tiverem o privilégio de assisti-lo.

Fontes (acessadas em 10/12/2013):
- Sobrenatural.Org: O Truque da Corda Indiana
- The Skeptic´s Dictionary: o truque indiano da corda
- IssoeBizarro: Magia: O Truque da Corda Indiana (The Indian Rope Trick)
- en.Wikipedia: Indian rope trick
- Open Magazine: Hope Slips for the Rope Trick
Comentários