20 de novembro de 2013

James Wan e seus Fantásticos Filmes de Terror

Este simpático rapaz fez você quase morrer
de medo várias vezes com seus filmes.
Você sabe o que tem em comum os filme "Jogos Mortais", "Sobrenatural", "Sobrenatural: Capítulo 2", e "Invocação do Mal"? Todos eles foram dirigidos pelo jovem diretor James Wan. Vamos saber mais sobre ele e estes filmes.

James Wan nasceu em 27 de fevereiro de 1977 na cidade de Kuching, Malásia e é responsável com seus atuais 36 anos por dirigir alguns dos melhores filmes de terror dos últimos tempos, como Jogos Mortais, Sobrenatural e Invocação do Mal. Além destes, ele também dirigiu "Sentença de Morte", "Gritos Mortais" e "Sobrenatural: Capítulo 2".

Muita gente que nos visita com certeza viu alguns destes filmes e percebeu que o rapaz é bom no que faz :)

Só que depois de tanto sucesso com filmes de terror, James Wan deu um tempo do gênero. O último filme de terror dirigido por ele foi "Sobrenatural: Capítulo 2". O diretor está agora focado na produção de outra franquia: Velozes e Furiosos. Ele irá dirigir a sua sétima edição, cuja estreia está prevista para o verão de 2014.

Mas espere, ele resolveu voltar ao terror, mas desta vez como produtor. Seu mais novo projeto chama Demoniac.

James Wan dirigindo o filme Invocação do Mal
James Wan em frente a casa do filme Invocação do Mal
Aqui já vemos James Wan dirigindo Velozes e Furiosos 7
Para relembrar seus feitos, fiz um especial abaixo sobre seus maiores sucessos (incluindo Sobrenatural: Capítulo 2 que estreia aqui nesta sexta-feira!). Vamos conferir.


Jogos Mortais (SAW 2004)
Jogos Mortais (Saw) é um filme independente estadunidense de 2004, escrito por James Wan e Leigh Whannell e dirigido por James Wan. Lançado em 29 de outubro de 2004, o filme teve um orçamento muito reduzido e foi filmado em apenas 18 dias. Teve a sua primeira apresentação em Janeiro de 2004 no Festival Sundance de Cinema. Apesar do baixo orçamento, o filme foi um sucesso de bilheteria .

Eu me lembro até hoje quando assisti pela primeira vez este filme. Nossa, foi muito intenso. Não vou contar nada aqui para não estregar a surpresa, pois muita gente não assistiu.

SinopseJigsaw é um assassino que possui uma marca registrada: ele deixa em suas vítimas uma cicatriz em forma de quebra-cabeças, que faz com que elas cometam atos igonizantes para se salvar. O detetive David Tapp (Danny Glover) é designado para investigar os assassinatos, bem como a capturar seu autor. Porém o caminho evasivo seguido por Jigsaw leva o detetive a desenvolver uma obsessão por capturá-lo.

Franquia: 7 filmes! Somente o primeiro foi dirigido por James Wan. Em todos os outros ele trabalhou como produtor.

.
O Boneco Billy: Sabe aquele bonequinho maroto que anda sobre uma bicicletinha na franquia Jogos Mortais? Foi criado por James Wan.

.
.
Sobrenatural (Insidious 2011)
Estreou nos cinemas brasileiros no dia 13 de maio 2011. Eu lembro que a Sobrenatural.Org fez a publicidade dele :)

Sinopse: A família Lambert, formada por Josh (Patrick Wilson), Renai (Rose Byrne) e os filhos Dalton (Ty Simpkins) e Foster (Andrew Astor), acaba de se mudar. Logo, uma das crianças entra em coma de forma inexplicável, o que faz os pais pensarem que a nova casa abriga algum tipo de espírito do mal. Mas eles logo se mudam do local e nos dias seguintes acabam descobrindo que o problema não estava na casa e sim no próprio filho.

Franquia: 3 Filmes! Sobrenatural: Capítulo 2 será lançado no Brasil dia 22 de novembro de 2013 (nesta sexta-feira!) e tem como curiosidade ser a primeira vez que James Wan se dedica à sequência de um de seus filmes. Sobrenatural: Capítulo 3 está previsto para 2015.

.
.
Sobrenatural: Capítulo 2 (Insidious2 2013)
Sinopse: A família Lambert, formada por Josh (Patrick Wilson), Renai (Rose Byrne) e Dalton (Ty Simpkins), volta a lidar com uma série de problemas sobrenaturais. Dirigido por James Wan, o longa mostrará o destino da família em relação ao final do primeiro filme. 

James Wan diz que não vê o filme como uma sequência:

- É como se eu quisesse fazer um grande filme, mas sem ter orçamento para isso, então precisei fazer uma primeira parte e uma segunda depois. Eu realmente gosto dos personagens e eu senti que a história não havia terminado no final do primeiro filme. Tive a oportunidade de continuar contando a história dos Lambert para colocar um ponto final - destacou ele.

O filme retoma a história dos Lambert, cujo casal é interpretado por Patrick Wilson e Rose Byrne, a partir de onde parou no primeiro filme, com a possessão inesperada do pai, "infectado" pelo diabo quando tenta salvar seu filho preso em um mundo paralelo.

Este mundo paralelo é onipresente nesta segunda parte e acentua o caráter quase surrealista do filme, de visual impecável.

- Leigh (Whannell, o roteirista) e eu somos grandes fãs de David Lynch. Estamos mais interessados no que o filme faz você sentir do que no simples desenvolvimento da história. Isso é o que queríamos para Insidious 2: capturar um pouco da essência (do primeiro filme), os sentimentos e a atmosfera. E nós conseguimos fazer isso, porque nós tínhamos criado um mundo - ressalta Wan.

O filme estréia nesta sexta-feira, dia 22 de novembro de 2013 nos melhores cinemas do Brasil

.
.
Invocação do Mal (The Conjuring 2013)
O que eu sei é que este filme foi um divisor de águas para o blog AssombradO.com.br! Existe o blog antes e depois deste filme estrear nos cinemas. Sério! Como fizemos a publicidade dele, fazia parte do contrato com a Warner fazer alguns posts com assuntos relacionados ao filme. Sei que o pessoal saia do cinema e caia aqui no blog para ler sobre Os Warrens, Harrisville e a Boneca Annabelle. Estes são os 3 posts mais vistos no blog até hoje.

SinopseHarrisville, Estados Unidos. Um casal (Ron Livinston e Lili Taylor) muda para uma casa nova ao lado de suas cinco filhas. Inexplicavelmente, estranhos acontecimentos começam a assustar as crianças, o pai e, principalmente, a mãe. Preocupada com algumas manchas que aparecem em seu corpo e com uma sequência de sustos que levou, ela decide procurar um famoso casal de investigadores paranormais (Patrick Wilson e Vera Farmiga), mas eles não aceitam o convite, acreditando ser somente mais um engano de pessoas apavoradas com canos que fazem barulhos durante a noite ou coisas do gênero. Porém, quando eles aceitam fazer uma visita ao local, descobrem que algo muito poderoso e do mal reside ali. Agora, eles precisam descobrir o que é e o porquê daquilo tudo acontecendo com os membros daquela família. É quando o passado começa a revelar uma entidade demoníaca querendo continuar sua trajetória de maldades.

Franquia: 3 Filmes! Invocação do Mal: Capítulo 2 (2014) e Invocação do Mal: Capítulo 3 (2015). Também gerou um spin-off sobre a Boneca Annabelle previsto para 2015.


.
E aí, depois de ver somente alguns dos filmes dirigidos por ele, você concorda que ele é uma estrela em ascensão em Hollywood? Olha que aqui eu falei somente dos filmes que ele dirigiu. Existem vários outros filmes onde ele foi produtor ou escritor.

Fontes (acessadas dia 19/11/2013):
- pt.Wikipedia: James Wan
- en.Wikipedia: James Wan
- IMDb: James Wan
- O Sol Diário: James Wan se despede dos filmes de terror com Sobrenatural 2
- pt.Wikipedia: Saw
- AdoroCinema.com: Jogos Mortais
- en.Wikipedia: Billy the Puppet (Saw)
- pt.Wikipedia: Insidious
- AdoroCinema.com: Sobrenatural
- AdoroCinema.com: Sobrenatural: Capítulo 2
- AdoroCinema.com: Invocação do Mal
- Apavorado.com: Primeiras Imagens de Demonic Produzido Pelo Diretor de Invocação do Mal

CLIQUE AQUI para ver 10 Filmes de Terror Baseados em Fatos Reais (Parte 01)
Comentários