6 de novembro de 2013

Existe vida fora da Terra?



Será que estamos perto de finalmente poder responder esta pergunta? Cada vez mais parece ficar claro que a vida está espalhada por todo o Universo, seja ela inteligente ou não. 

Antes de começar, gostaria de confessar que este post não era para ter como título "Existe vida fora da Terra?", mas sim "Como Seriam os Habitantes dos Planetas do Nosso Sistema Solar". Na verdade eu ia fazer uma atualização de uma matéria do Sobrenatural.Org sobre como seria a vida nos outros planetas do Sistema Solar, mas comecei a me inspirar e acabei escrevendo uma introdução que achei interessante virar um post. Vamos lá...

Todos sabemos que o único lugar onde existe vida até o momento em todo o Universo é nosso querido planeta Terra. Isto é o que diz a ciência, e para mim (e a ciência) é só questão de tempo descobrirmos vida, estou falando qualquer tipo de vida, de bactérias a animais complexos em outros mundos.
Aliás, para muitos, a vida em nosso planeta surgiu através de meteoritos que caíram na Terra e que abrigavam formas de vida primárias. Loucura? Não... Cientificamente, já foi encontrada matéria de natureza orgânica em meteoróides e meteoritos; e mais, existem organismos microscópicos conhecidos suficientemente resistentes para, em teoria, suportar uma viagem espacial até aqui, mesmo considerando que as condições que esses teriam de enfrentar sejam as mais extremas já cogitadas.

Quem acompanha o blog AssombradO.com.br, sabe que a algumas semanas atrás publiquei uma matéria sobre as estranhas chuvas vermelhas que caíram na Índia e Sri Lanka. Estas chuvas continham umas células, parecidas com glóbulos vermelhos, mas com parede celular bem grossa, não tem DNA e se reproduzem por autodivisão a temperaturas de até 300 ºC! Antes das chuvas caírem, moradores ouviram um grande estrondo, que seria talvez um meteoro explodindo nos céus e lançando material que caiu com as chuvas. "Mas Mateus, isto é tudo bobagem, claro que tem explicação...". Já faz 12 anos que eles caíram, e até agora nenhuma explicação convincente foi apresentada.... Saiba mais: As Estranhas Chuvas Vermelhas

Células presentes na chuva vermelha e recipiente com a chuva vermelha no canto inferior. Teoria diz que foram trazidas do espaço.
Será que a Síndrome de Morgellons é causada por algum tipo de vida vinda do espaço?
Em outubro/2013 foi descoberto um asteroide rico em água, o que sugere vida fora do sistema solar! Esta descoberta  reforça a hipótese de uma vida extraterrestre. É a primeira vez que foram descobertos fragmentos de um imenso asteroide rico em água em um sistema estelar. A revista americana Science publicou um estudo que demonstra que os dois elementos-chave para que um planeta seja habitado - água e corpo rochoso - foram encontrados fora do nosso sistema, no asteróide GD 161.Uma descoberta inédita que pode comprovar a existência da vida extraterrestre. Quem quiser saber mais, aqui está o link.

Outros alegam que já temos provas de vida extraterrestre presente em meteoritos que caíram na Terra. Um dos casos mais famosos e debatidos até o momento é do meteorito chamado ALH 84001. Me lembro bem, o ano era 1996 e saiu em todos os jornais na época, com grande estardalhaço, que cientistas da NASA haviam descoberto fósseis neste meteorito que veio de Marte. Fui correndo na banca de revista comprar algumas que estavam falando do assunto, pois iria ser histórico! Estranhamente, algum tempo depois voltaram atrás e disseram ser contaminação. Até hoje o caso é debatido.

Imagens microscópicas revelaram estruturas semelhantes a bactérias no meteorito.

Em setembro deste ano, novamente cientistas divulgaram que encontraram vida fora da Terra. Cientistas da Universidade de Sheffield, no Reino Unido enviaram uma espécie de balão equipado com microscópios para a estratosfera durante a chuva de meteoros Perseidas, que ocorreu no dia 31 de julho. As lâminas desses microscópios só foram expostas à atmosfera quando o balão atingiu a altura de 27 quilômetros. Foi quando as câmeras fotografaram micro-organismos voadores. Os pesquisadores acreditam que por estar distante da superfície do planeta essa é uma prova de que os micro-organismos detectados não são da Terra.

A maioria das pessoas acredita que essas partículas biológicas devem ter flutuado até a estratosfera da Terra, mas o líder do estudo, Dr. Milton Wainwright, discorda. Afirma que esses micro-organismos só poderiam ser terrestres se tivesse acontecido uma erupção vulcânica violenta, capaz de expelir partículas até a estratosfera, uma possibilidade remota.

Infelizmente, a comunidade científica não aceitou muito a descoberta....

Imagem capturada pelo cientistas da Universidade de Sheffield  mostra o que seria um ser vindo do espaço
Até agora estamos falando de formas microscópicas de vida. Será que existe vida inteligente em outros mundos?

Sim, e muitas! É o que diz a famosa equação de Frank Drake. Feita em 1.961 e atualmente aceita pela comunidade científica, ela estima o número de civilizações avançadas SOMENTE EM NOSSA GALÁXIA. Segue a equação:

N = R*.Fp.Ne.Fl.Fi.Fc.L

onde:
· R* = Representação do número de estrelas na Via Láctea. Estimativa 200 bilhões;
· fp = Fração de estrelas com planetas orbitando ao seu redor. Estimativa: 0.5;
· ne = Fração de Planetas por Estrela, capaz de Ter vida. Estimativa: entre 01 e 05;
· fl = Fração de Planetas onde a vida se desenvolveu. Estimativa: entre 0.1 a 1.0;
· fi = Fração de Planetas onde a inteligência pode se desenvolver. Estimativa: 1.0
· fc = Fração de civilizações que se comunicam. Estimativa: entre 0.1 e 0.9;
· L = Fração de tempo em que essa civilização enviou sinais. Estimativa: 0.000001;
N = Pelas contas de Drake, existem 100.000 civilizações.

Estes valores podem variar, já que muitos desses valores são suposições e de acordo com seu otimismo ou pessimismo, o resultado pode apresentar mais ou menos civilizações.

Lembre-se que esta equação refere-se somente a nossa galáxia! Segundo estimativas atuais, existem em torno de 170 bilhões de galáxias no universo!


.
E mais, estamos descobrindo cada vez mais planetas fora do nossa Sistema Solar. Aliás, quase diariamente algum planeta é adicionado na Enciclopédia de Planetas Extrassolares. Não é atoa que em outubro o número de planetas descobertos fora do Sistema Solar ultrapassou a marca de 1 mil, chegando a 1.010 catalogados.

A NASA confirmou a existência de um planeta na zona orbital habitável do sistema planetário Kepler 22, a 600 anos-luz da Terra, no qual poderá haver condições para a formação de água em estado líquido.
SETI

Não podemos nos esquecer que estamos tentando contato com vida inteligente através do SETI (sigla em inglês para Search for Extraterrestrial Intelligence, que significa Busca por Inteligência Extraterrestre). É um projeto que tem por objetivo analisar o máximo de sinais de rádio captados por radiotelescópios terrestres (principalmente pelo Radiotelescópio de Arecibo), a partir da ideia que se existe alguma forma de vida inteligente no universo, ela tentará se comunicar com outras formas de vida através de ondas eletromagnéticas (sinais de rádio), pois estas representam a forma de transmissão de informação mais rápida conhecida. Você pode ajudar no processamento destes dados instalando o programa BOINC: compute for science, clique aqui.

Para saber de uma forma bem legal o que é o SETI, física e outros mundos, recomendo assistir o maravilhoso filme Contato. Eu comprei o DVD e está aqui guardadinho para eu mostrar quando a Penélope for maiorzinha :)

Cena do filme Contato. Assista! É muito bom!!!!! Até estes dias tinha no Youtube... hoje não achei :(
Eles existem sim!

Agora me pergunto: Para que ficarmos fazendo esta pergunta, se existe vida fora da Terra, se eles deixam provas que existem, como mensagens em campos de cereais ao redor do mundo, contato com alguns humanos escolhidos, abduções, se deixam fotografar e filmar, e até estão envolvidos com os grandes governos mundiais? Estariam eles vivendo entre nós? Isto é assunto para outro post... foi só para instigar você :)

Na verdade existe vida fora da Terra sim! Até tirei esta foto deles :)
Quem quiser se aprofundar no assunto, pode ler o livro Inteligências Extraterrestres de Jean Heidmann e publicado pela Jorge Zahar Editora em 1995. 

Tenho um exemplar e li faz algum tempo. Vale a pena. 

Quem quiser pode ver o sumário em nossa Loja Virtual. (pena que não está mais disponível para venda...)



Depois de ler tudo isto, faço uma pergunta:

Para você, existe vida fora da Terra?

Deixe sua resposta nas opiniões....

Fontes (acessadas dia 06/11/2013):
- AssombradO.com.br: As Estranhas Chuvas Vermelhas
- AssombradO.com.br: Síndrome de Morgellons
- R7: Planetas catalogados fora dos sistema solar ultrapassam 1 mil
- JornalI: Detectado primeiro planeta fora do Sistema Solar com composição semelhante à da Terra
- RFI: Descoberta de asteróide rico em água sugere vida fora do sistema solar
- The Extrasolar Planets Encyclopaedia
- pt.Wikipedia: Equação de Drake
- pt.Wikipedia: ALH 84001
pt.Wikipedia: Panspermia
- SuperInteressante: Eles são quantos?
- Quintus: Novos indícios no meteorito marciano ALH84001 para a existência de vida em Marte
- BOINC: compute for science
- DNCienciae: NASA confirma planeta 'habitável' fora do Sistema Solar
- Info: Cientistas anunciam vida fora da Terra (mas pode ser mentira)

CLIQUE AQUI para ler "Como seria a vida nos outros planetas do Sistema Solar"
CLIQUE AQUI para ler "10 fotos famosas de OVNIs"
CLIQUE AQUI para ler "10 Imagens Estranhas Enviadas da Lua"
CLIQUE AQUI para ler "10 Imagens Curiosas enviadas de Marte"
Comentários