8 de novembro de 2013

Ajude a Encontrar Vida Fora da Terra!


Já que esta semana estamos falando bastante de vida alienígena, que tal você entrar no espírito a ajudar a encontrá-la?

Fazendo a matéria "Existe vida fora da Terra" me lembrei do programa do SETI onde você ajuda a processar os dados com seu computador.

Este programa faz tempo que existe... Lembro que muitos anos atrás eu tinha instalado em meu Pentium II MMX de 233 MHz (uma potência na época!) o programa do SETI que ajudava a processar os dados recebidos por eles. Era um descanso de tela e como sugere, quando o descanso de tela era ativado, começava o processamento. Só que hoje em dia quase ninguém mais usa descanso de tela, pois os monitores não são mais aqueles de tubo, são mais modernos, de LCD ou LED.

O programa precisou ser atualizado, e foi sendo atualizado até a versão atual SETI@HOME II, que está integrado ao BOINC.

Mateus, entendi nada... O que é SETI, SETI@HOME, BOINC???

O SETI (sigla em inglês para search for extraterrestrial intelligence, que significa Busca por Inteligência Extraterrestre) é um projeto que tem por objetivo analisar o máximo de sinais de rádio captados por radiotelescópios terrestres, a partir da ideia que se existe alguma forma de vida inteligente no universo, ela tentará se comunicar com outras formas de vida através de ondas eletromagnéticas (sinais de rádio), pois estas representam a forma de transmissão de informação mais rápida conhecida. Visite sua página.

O radiotelescópio de Arecibo é um dos principais fornecedores de dados para análise do SETI
SETI@HOME é um projeto feito com base nas pesquisas do projeto SETI que utiliza os dados coletados por ele, dividindo-os em pequenos trechos que possam ser analisados por computadores pessoais comuns. Para isso, o projeto conta com a participação voluntária dos internautas, que "emprestam" o tempo de processamento de seus computadores para a análise desses sinais de rádio. Assim, ao se conectar à Internet, o usuário cadastrado do SETI carrega dados coletados por um radiotelescópio no seu computador que serão analisados durante o tempo livre do processador. Após essa análise, os resultados são retransmitidos ao controle do projeto. Visite sua página.

BOINC (Berkeley Open Infrastructure for Network Computing) é uma aplicação pioneira que o programa do SETI@HOME faz parte. Você pode com o BOINC fazer muitas coisas, usando o mesmo princípio do SETI@GOME, como ajudar a curar doenças, prever mudanças climáticas, análise de genomas e muito mais.

Instalando o BOINC

Para instalar o BOINC acesse a página abaixo e clique em download:

http://boinc.berkeley.edu/download.php

Aguarde a instalação. Será necessário reiniciar o computador.

Adicionando um projeto

Após o computador reiniciar, o programa BOINC vai abrir. Clique em "ADD PROJECT" e veja as legendas das imagens abaixo:

Selecione Adicionar Projeto e clique em NEXT
Existem vários projetos que você pode instalar. Procure por SETI@HOME e clique em NEXT
Digite seu email e senha para criar a conta e clique em NEXT
E pronto, clique em FINISH.
Pronto. Agora é tudo automático. Primeiro o programa vai fazer o download de um pacote e depois seu computador vai começar a processá-los. Abaixo a imagem aqui de como está o meu processamento atualmente:


Vendo o gráfico de processamento em tempo real

A tela acima é a tela padrão do programa, mas você pode ver gráficos e muito mais, para isto clique no menu VIEW - ADVANCED VIEW e a tela abaixo vai abrir:


Clique na aba Tasks e clique com o mouse sobre algum projeto onde esteja escrito Running e clique no botão SHOW GRAPHICS para ver a tela animada e mais legal do programa :)


Esta tela mostra um gráfico em tempo real do processamento. Maximize ele e fique admirando e torcendo. Vou ensinar um jeito mais fácil de ver este gráfico. Na versão Simples, clique em TASK COMMAND -> SHOW GRAPHICS :)
Para voltar para a tela padrão do BOINC, clique no menu VER -> VISÃO SIMPLES.

O Brasil tem um grupo do BONIC, o SETIBR. Conheça!

E é isto ai, vai que seu computador processa o bloco que contem uma mensagem alienígena? Você vai ficar famosão!!! Só não esquece de falar que leu o tutorial aqui no AssombradO.com.br :))))
Comentários