13 de novembro de 2013

A Lenda dos Tumores com Face Humana (Japão)

Lenda japonesa conta que algumas pessoas podem desenvolver tumores em seus corpos que se comportam como humanos, pois comem e bebem!

O tumor com face humana seria um tipo de Youkai (entidade) ou doença misteriosa, uma ferida que surgiria em alguma parte do corpo que ao infeccionar, se transformaria em um inchaço parecido com um rosto, sendo capaz de falar, comer e beber.

O médico Hoken Katsuragawa (1797-1845), fez uma investigação médica sobre os tumores com face humana. Nos ensaios "Hitsu no Susabi" do autor, figura que no resultado das suas análises mostra que o tumor possuía uma boca semelhante a humana quando aberta, as rugas e protuberâncias formavam algo parecido com olhos e nariz humano e o paciente quando se movia ou se contraía, causava a impressão do tumor estar respirando, e concluiu que não se tratava de um monstro mitológico como era encarado até aquele momento, mas sim, de um inchaço muito semelhante a um rosto humano.

Ilustração mostra
um tumor com face humana
na perna
Como Curar?

A cura se daria alimentando o tumor com remédio ou veneno. Um destes remédios é o pó da planta conhecida como Baimo, (Fritillaria verticillata), que deve ser inserido na boca do tumor.

Em alguns casos também se obtêm a cura rezando o Sutra do Lótus.

Como surgem estes tumores?

Existe a crença de que o tumor com face humana, teria a sua origem na ação das pessoas. Veja alguns exemplos:

- No rascunho do romance "Jinmensou" de Seishi Yokomizo, na parte de notas diversas, ele conta que certa vez um homem matou uma mulher e lhe surgiu uma ferida na virilha, com o rosto da mulher morta. De nada lhe adiantou procurar tratamento com médicos ou orações com os monges e por mais que o tumor fosse cortado e retirado, este voltava a aparecer, assim que o homem passou a viver recluso e escondido da sociedade.

- Também se conhece a novela baseada na história de fantasma de "Kasane ga fuchi", escrita por Bakin Kyoukei, que o ódio da protagonista Kasane toma a forma de um tumor com face humana que cospe veneno e a pessoa atingida, teria o rosto desfigurado e horrendo como o dela.

- No episódio dos tempos de Manji (1658-1660) do "Livro Ilustrado dos 100 Relatos Misteriosos", há o episódio que narra sobre um homem no período Edo, que discute com o seu pai e o persegue, mas leva um tombo enquanto corria, ferindo o joelho. Da ferida, eis que surge um tumor com face humana.

- No compêndio de histórias misteriosas, os "100 Relatos das Províncias" dos anos de Enpou (1673-1681), também há a associação das ações humanas com o aparecimento do misterioso tumor:  Na cidade de Usui, no país de Shimofusa (Atualmente cidade de Sakura, província de Chiba), vivia um homem de nome Hei Rokusaemon 1º, que lançou mão de uma criada. Sua esposa mata a escrava em um acesso de ciúmes e desde então, surge um estranho inchaço no ombro de Hei Rokusaemon 1º e a sua esposa morre alguns dias depois. Mais tarde, surge mais um tumor com face humana no seu ombro esquerdo e as duas feridas conversam sem parar com o hospedeiro, que caso ele os ignorasse, sofria uma falta de ar indescritível. Um certo dia, um monge que pedira pousada na sua casa, fica a par dos fatos e decide rezar o sutra do lótus e das feridas do homem, eis que surgem duas serpentes que o monge captura e as enterra em um montículo próximo da casa. Ao concluir o sutra, os tumores desapareceram dos ombros do homem.

- No período Meiji, foi publicada uma notícia sobre o tumor de face humana na antiga versão do jornal de Kyoto chamado na época de a Gazeta de Shiga Kyoto. Segundo o artigo do dia 25 de agosto de 1882, no município de Minamimuro, província de Mie, um agricultor padecia de um tumor com face humana na virilha e este possuía uma boca que se movia como se pedisse comida. Ao experimentar dar de comer ao estranho tumor, a ferida não só teria devorado uma bacia cheia de arroz, com mais de 3 quilos do alimento, como ainda teria ficado "pedindo" mais.

Nos tempos modernos, existe a teoria de que a estranha doença seria um tipo misterioso de elefantíase.

Outra ilustração de um tumor com rosto humano no joelho

Aqui podemos ver uma pessoa alimentando um tumor com face humana.
Um Caso Relatado

"Certa vez em Okura, no país de Yamashiro (Atual vila de Okura, cidade de Uji, Kyoto) um agricultor adoeceu e após meio ano, um estranho inchaço surgiu na sua perna esquerda. Esse entumecimento se parecia com um rosto, com olhos, boca e provocava um dor lancinante no homem.

Ao experimentar servir bebida no que seria a boca do tumor, este se pôs vermelho como se estivesse bêbado e ao colocar arroz ou bolinho de arroz batido, a coisa movimentou o que seria a boca como se estivesse mastigando, para logo em seguida engolir.

Ao alimentar o tumor, as dores diminuíam, mas ao deixá-lo sem comer, a dor voltava insuportável.
Enquanto isso, o agricultor emagreceu tanto que ficou só pele e ossos. Ele visitou médicos aqui e ali, mas nenhum remédio fez efeito algum contra aquele mal e o pobre homem apenas aguardava a morte.

Nisso, um monge que estava viajando em treinamento pelas províncias, visitou o doente, dizendo que conhecia um modo de curar a estranha enfermidade, mas foi preciso que o agricultor vendesse todas as suas propriedades em que plantava e convertesse em dinheiro.

O monge com o dinheiro, comprou inúmeras variedades de remédios e começou a colocá-los, um por um na boca do tumor.

A ferida engoliu os remédios sem problemas, no entanto, recusava a planta Baimo, (Fritillaria verticillata). Assim que o monge pulverizou a planta e forçou o tumor a engolir o pó.

Após 17 dias, o tumor desapareceu para alegria do agricultor."

O relato acima foi escrito por Ryoui Asai, sob o pseudônimo de Togiboukou, no 9º pergaminho sobre o tumor com face humana.

Imagem de um tumor facial real que lembra um rosto (pareidolia). Imagem somente ilustrativa. 
Tradução/Adaptação: rusmea.com & Mateus Fornazari

Fontes:
http://ja.wikipedia.org/
http://kotobank.jp/word/桂川甫賢

CLIQUE AQUI para ler "O Homem da Face Demoníaca"
CLIQUE AQUI para ler "Jimenken: Cães com Face Humana do Japão"
CLIQUE AQUI para ler "As Profecias de Kudan"
CLIQUE AQUI para ler "Pareidolia: A Explicação Científica para Muitas Assombrações"
CLIQUE AQUI para ler "10 Lugares Assombrados do Japão"
Comentários