21 de novembro de 2013

A Escada da Capela de Loretto

Construída sem um suporte central, esta curiosa escada em espiral é um verdadeiro milagre da engenharia, e para muitos foi construída pelo próprio santo São José.

Hoje eu postei no blog sobre o fantasma de Viscaya, e a foto onde aparece o fantasma é de uma escada em espiral. Na hora lembrei da famosa escada da Capela de Loretto e por isto trago para vocês um post sobre esta maravilha.



Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

A escada fica localizada dentro da Capela de Loretto, que fica na cidade de Santa Fé, Novo México, EUA. Foi fundada em 1878 como um anexo ao convento católico “Nossa Senhora da Luz”, e foi erguida pelo arquiteto francês Antonio Mouly em estilo gótico. Só que Mouly morreu antes de construir uma escada que ligasse o piso de cima ao piso térreo da capela. Por causa disto, o coro da capela se via na incomoda situação de ter de subir ao piso superior por meio de uma improvisada escada de mão comum.

É ai que a lenda começa. De acordo com o próprio site da Capella de Loretto, a história aconteceu assim. As irmãs decidiram contratar um carpinteiro para fazer a escada, só que todos que chegavam lá diziam que precisariam efetuar mudanças na Capela, mas elas não queriam, então resolveram fazer uma novena (rezar sem parar durante nove dias seguidos) a São José – que em sua vida foi um carpinteiro – pedindo por alguém que pudesse solucionar o urgente problema da escada.

No nono e último dia da novena, um carpinteiro bateu na porta do convento e disse ter a solução. Ele veio montado em um burro e tinha somente uma bolsa com seus instrumentos. Durante 3 meses este carpinteiro trabalhou em sua construção, até finalmente a escada ficar pronta. As freiras resolveram servir um jantar de agradecimento, mas o carpinteiro não apareceu. Sumiu sem revelar seu nome e destino. O mistério estava estabelecido, pois a escada que ele construiu foi inovadora para a época (quase 140 anos atrás)

Construída na cidade de Santa Fé, Novo México, EUA, a capela de estilo gótico foi laboriosamente erguida pelo arquiteto francês Antonio Mouly (Cortesia/Camera Fiend)
Características da Escada:

A incrível escada construída pelo carpinteiro misterioso é um milagre da engenharia e tem as características abaixo:

- 33 degraus (a idade de Cristo quando morreu)
- Duas voltas completas de 360º
- Não existe suporte central
- Foi construída sem parafuso ou colas. Foi usado apenas pregos de madeira.
- A madeira usada não é oriunda da cidade de Santa Fé e suas proximidades

.
Os 3 Mistérios:

Atualmente não é permitido subir
a escada. Mas até 1970 era.
O porta voz da Capela de Loretto cita 3 mistérios, e pesquisando na internet, alguns sites tentam respondê-los:

1. Não se sabe até hoje quem é o homem que construiu a escada.
Para as freiras, quem construiu a escada foi o próprio Santo São José. Mas para a pesquisadora e escritora Tamar Stieber foi  Francois-Jean Rochas. O historiador chamado Jean Mary Cook confirmou a identidade do carpinteiro em seu livro, depois de analisar o obituário de Rochas e até disse que as irmãs pagaram 150 dólares para ele!

2. Arquitetos, engenheiros e cientistas dizem que não entendem como a escada se equilibra.
A ausência de um suporte central é algo que deixa todos perplexos, mas se você reparar existe um suporte em S que liga a escada a uma pilastra próxima, dando sustentação horizontal. A ausência de deslocamento vertical (efeito mola) sem a ajuda de um suporte central, não pôde até agora ser explicado de forma conclusiva. A teoria mais aceita diz que o raio interno da escada é tão pequeno que atua como um pilar “virtual” que estabiliza o caracol de madeira.

A construção da escada, sem utilizar colas ou parafusos, é algo primoroso, mas não novidade. O uso de encaixes e cavilhas é bem conhecido há séculos.

Desde 1970 a escada foi fechada e ninguém mais sobre nela. Alguns sites alegam que se ninguém sobre na escada, até uma escada de papel ficaria em pé. Mas calma lá, durante 70 anos as pessoas subiram nela (período desde que foi construída até a proibição de sua utilização)!

Detalhe do suporte em S preso na escada e em uma pilastra próximo, que faz estabilização horizontal.



Uma curiosidade é que a escada só foi receber as ferragens e o suporte em S em 1887. Antes, tinha de subir com a sua coragem! A imagem mostra um modelo de como ela era.
3. A madeira usada na escada não é oriunda da região, então, de onde veio a madeira?
Segundo os estudiosos dos mistérios de Loretto, a madeira da mesma, não é própria da região, e foi identificada pelos laboratórios como uma espécie de abeto. Já de acordo com Joe Nickell, exames feitos com amostras da madeira comprovaram que o construtor teria usado um tipo da família Pinaceae e do gênero Picea (encontradas no Hemisfério Norte).

Detalhe do altar e a escada ao fundo.
A escada virou filme

Um homem misterioso, uma escada enigmática, madeira que não é da região. Com uma história destas, a história da escada virou filme, lançado em 1998 chamado "O Milagre da Fé" (The Staircase). Veja um pedaço dele abaixo:



Você pode casar nesta capela!

Se você casar nesta capela depois de conhecer
ela aqui no AssombradO.com.br me manda a
foto que eu coloco ela aqui!
Na capela não são mais realizadas missas (somente em ocasiões especiais) e a capela vive quase que exclusivamente da celebração de casamento. Com a fama de sua escada milagrosa, muitas pessoas querem casar lá e tirar fotos ao lado da escada. Mais de 250 pessoas escolhem a capela todos os anos para celebrarem seus casamentos.

No site da capela, existe um pacote que a igreja oferece por U$ 3.900 e que inclui o ministro, o músico (tocando o instrumento de sua escolha), decoração e fotógrafo.

Vou passar o endereço da igreja e informações para quem deseja saber mais. (Me manda uma foto sua casando lá que eu publico aqui!)

The Loretto Chapel
207 Old Santa Fe Trail
Santa Fe, NM 87501
(505) 982-0092

Wedding Information
CALL (505) 982-0092
EMAIL weddings@lorettochapel.com



E para você, esta escada é um milagre? Deixe sua opinião!

Fontes (Acessadas no dia 21/11/2013):
- Epoch Times: Escada de Santa Fé, um enigma da arquitetura moderna
- The Loretto Chapel: Staircase
- The Loretto Chapel: Weddings
- E-Farsas: O Mistério da Escada Milagrosa de São José!
- Ceticismo.net: A Escadaria de Loretto Desmascarada
- Infallible Catholic: Miraculous Staircase of Saint Joseph
Comentários