11 de outubro de 2013

Tipos de Fantasmas: Impressões

Depois do nosso Guia Especial para ser um Caça Fantasmas, vamos conhecer os vários tipos de fantasmas... Sim, porque assombração também deve ser dividida em categorias.

Os fantasmas são então divididos em 5 categorias básicas:

1. Entidades
2. Impressões
3. Distorções
4. Poltergeists
5. Naturais

Vamos analisar cada uma destas categorias e publicaremos toda sexta-feira uma delas. Já falamos sobre Entidades e hoje vamos ver sobre Impressões...

IMPRESSÕES
O Holândes Voador é um exemplo de "fantasma" de algo
que não está vivo e que sempre é visto em alto mar.
Ele seria um exemplo de Impressão.
As entidades são normalmente algum vestígio de uma criatura viva. Mas e quanto a fantasmas de objetos inanimados? Um exemplo clássico é o fantasma do Holandês Voador, aquele navio fantasma (Veja sua história aqui). A embarcação é vista até hoje! E na maioria das vezes traz mau agouro a quem a vê.

Um barco não é algo vivo, algo que interage com você. Por que então essas aparições sempre são vistas na mesma área e sob as mesmas condições, navegando sempre da mesma maneira?

Alguns fantasmas não parecem conscientes. Eles passam por nós e parecem nos ignorar, sempre agindo da mesma maneira, quase como um filme que fica se repetindo. Na prática, um fantasma tipo "Impressão" não é muito diferente disso mesmo. Eles não são espontâneos, não aparecem quando chamamos ou evocamos, eles não interagem.

Um exemplo: "Em uma casa ocorreu um brutal assassinato na suíte do casal, onde o marido subiu as escadas enfurecido, entrou no quarto e matou a esposa a facadas. Ela chorava muito, gritava e implorava para ele não fazer aquilo. Era uma noite muito fria, chovia muito com relâmpagos e trovões". Pois bem, décadas depois essa casa é habitada por uma nova família e algumas vezes eles escutam uma mulher chorando no quarto do casal. Outras vezes vêem sempre o mesmo homem subindo as escadas com semblante raivoso, passa por eles e entra sempre no quarto do casal. Por que sempre o mesmo homem fazendo sempre a mesma coisa? Por que sempre uma mulher chorando e implorando no mesmo quarto?

Esse tipo de evento, geralmente algo de muito impacto emocional como um assassinato, um suicídio, uma agressão, uma pessoa muito depressiva que vivia no local... eventos assim parecem "marcar" o ambiente, como uma fotografia "queima" o filme e fica ali registrada, esses acontecimentos ficariam de alguma forma impressos no ambiente, daí o nome Impressão. Alguns especialistas também chamam de "assombração de memória do lugar" ou "assombração residual do lugar".

Essas assombrações podem ser ouvidas, vistas e às vezes até sentida! Se a impressão for muito forte no local ela pode chegar a tocar de alguma forma em você. Então, não é legal ficar no caminho. Mas como disse, elas não vem a qualquer momento, parecem precisar que as condições no ambiente propiciem o aparecimento. Usando o exemplo que dei acima, o homem subindo as escadas e a mulher chorando podem ser vistos apenas em condições onde o tempo esteja com relâmpagos, durante a noite, muito frio... condições essas que estavam presentes no momento do assassinato. Existem também as "impressões de aniversário" que são aquelas que acontecem apenas em umas época do ano.

batuques em antigas fazendas ou em alguns terrenos. Essas
poderiam ser Impressões de coisas que aconteciam ali.
Outro exemplo de impressão é ouvir índios batendo tambor em um campo aberto, ou ainda escutar batuques e cantoria de escravos no quintal de uma fazenda. Isso pode ser uma impressão no local. Algo que aconteceu um dia ali, mas que por algum motivo sempre se repete. A Guerra Civil Americana também é um bom exemplo, muita gente ainda observa em terrenos onde eram campos de batalha, pequenas tropas marchando, carregando bandeiras e segundos depois ela desaparece. Uma guerra sem dúvida causa um impacto emocional forte nas pessoas que lutaram nela, por isso alguns momentos ficam impressos no ambiente. Aqui vai um vídeo de um grupo de investigação paranormal (Ghost Lab) onde conseguiram gravar uma tropa marchando em Gettysburg, Pensilvânia...


O investigador está contando que eles passavam pelo antigo campo de batalha em Gettysburg, um ponto turístico hoje em dia, quando de repente olhou para o lado e viu uma pequena tropa marchando com bandeiras, como na Guerra Civil. Imediatamente ele pegou a câmera e começou a filmar. Mas ele queria chegar mais perto e em segundos de distração para melhor posicionar a câmera, quando voltou a filmar o local tudo havia sumido... Não havia mais tropa marchando nem nada no local. Não havia visitantes no local para dizer que era uma encenação teatral, e se fosse, como poderiam ter desaparecido totalmente em poucos segundos? É uma das filmagens mais interessantes que já vi! E pode se tratar de uma Impressão no local.

Um outro caso interessante que ouvi pessoalmente foi em uma fazenda onde viveram escravos. Hoje classificaria essa aparição como uma Impressão. O atual dono da fazenda me contou que certo dia ele estava almoçando uma marmita sentado à grande mesa na sala de jantar dessa fazenda e quando olhou do seu lado, havia um homem negro muito alto e muito forte, apenas parado, olhando para a frente. O Sr. dono da fazenda, na sua inocência (e coragem!) o convidou para se sentar e almoçar com ele, mas não houve reação nenhuma por parte do tal homem, o Sr. o convidou um total de 3 vezes, mas o homem em pé ao seu lado assim permaneceu até sumir do nada. Penso eu que ele pode ter presenciado uma impressão de algum escravo empregado da fazenda que servia a mesa do seu senhor, seu trabalho era servir e ficar ali em pé à disposição do seu Sr. Além disso ele não interagiu com o dono da fazenda que conversou com ele.

Walter Gibson
Um caso famoso é do escritor Walter Gibson. Usando o pseudônimo de Maxwell Grant ele é mais conhecido por sua série de quadrinhos dos anos 30 O Sombra, o herói foi interpretado no cinema por Alec Baldwin no filme homônimo de 1994. Gibson foi um homem muito intenso e com um senso de concentração impressionante. Ele escreveu 283 livros do Sombra e podia escrever um romance inteiro em menos de uma semana. Por um período ele se isolou em um chalé em Greenwich Village e desenvolveu um número extraordinário de livros em apenas alguns meses. Durante esse período, ele gastava uma quantidade incrível de energia imaginando seus personagens em detalhes vívidos. Futuros moradores do chalé afirmavam que o local era assombrado pelos personagens. Eles olhavam para um corredor e viam o Sombra virar em um canto, sua capa ondulando, ou assistiam a um vilão fugindo. Era como se os pensamentos de Gibson ao criar os personagens tivessem sido tão intensos que eles acabaram ficando impressos no ambiente assumindo algum tipo de "vida". Será que ele criara Formas de Pensamento? (Veremos uma matéria sobre Formas Pensamento em breve).

O personagem Sombra (entre outros personagens) era visto por moradores do chalé onde Walter Gibson
se recolheu para criar a série de quadrinhos O Sombra

Então, se uma atividade fantasmagórica é imprevisível, errática, espontânea e interativa, ela é provavelmente o trabalho de uma entidade consciente. Se é previsível, redundante e não reage a observadores e mudanças no ambiente, ela é provavelmente uma impressão.

Características de uma Impressão:
1. Não são conscientes
2. Podem aparecer como humanos, animais, plantas ou objetos inanimados
3. Não mostram interação com observadores
4. Repetem-se de maneira idêntica todas as vezes
5. Permanecem no mesmo local
6. Com frequência usam o ambiente elétrico para se manifestar
7. Podem criar tanto experiências objetivas quanto subjetivas

*Lembrando: para uma melhor compreensão e explicação detalhada de cada tipo de fantasma, leia o livro de Joshua P. Warren, Como Caçar Fantasmas.

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes
Fonte:
Livro Como Caçar Fantasmas, Warren, Joshua P. pag 15-73

CLIQUE AQUI para ler "Guia Especial para Reconhecimento dos Vários Tipos de Fantasmas: Entidades"
CLIQUE AQUI para ler "Tipos de Fantasmas: Distorções"
CLIQUE AQUI para ler "Tipos de Fantasmas: Poltergeist"
CLIQUE AQUI para ler "Guia Especial para Reconhecimento dos Vários Tipos de Fantasmas: Naturais"
Comentários