16 de outubro de 2013

O Templo das 20.000 Bonecas

O templo japonês de Awashima é famoso por custodiar mais de 20 mil bonecas vindas de todo o país. Mas uma entre elas é especial, uma que cresce o cabelo.

A lenda do templo conta que no passado o lugar teria sido abençoado por um dos deuses Sumiyoshi Sanjin e que este curaria as doenças em mulheres e mais tarde, protegeria as parturientes (Mulher que está prestes a dar à luz, ou deu à luz há pouco tempo) e crianças órfãs.

Como sinal de agradecimento, estas mulheres enviariam ao santuário bonecas (algo parecido com os ex-votos que as pessoas deixam no Brasil quando conseguem uma benção). Já outras pessoas enviam bonecas que não querem por perto, devido a certas crenças em maldições relacionadas a objetos.

Entrada principal do Templo de Awashima
Existem centenas de bonecas do lado externo, alias, em todo canto possível
Detalhe das lindas bonecas japonesas
São bonecas e mais bonecas
Estes parecem ser mais antigos
Além de bonecas, o templo recebe diversos bibelôs
Dezenas de imagens de Maneki Neko, também conhecido como Gato da Sorte, Gato do Dinheiro ou da Boa Sorte. É uma escultura asiática comum, na maior parte das vezes feita em cerâmica, que se crê trazer boa sorte ao seu dono.
A Boneca que Cresce o Cabelo
.
A boneca que
cresce o cabelo
São muitas bonecas espalhadas tanto na área interna quanto externa do templo, totalizando mais de 20.000! Com certeza elas são bem mais bonitas do que as que existem na Ilha das Bonecas do México. Destas milhares de bonecas, existe uma especial,  uma boneca que supostamente lhe crescem os cabelos, e o templo reconhece a sua existência. Diferente da célebre boneca Okiku, esta de Awashima não possui uma lenda tão elaborada. Se sabe pouco sobre ela, apenas que foi deixada à cargo do templo e que desde então, seus cabelos supostamente continuam crescendo. No site oficial do templo, há uma descrição assim: "A boneca chama a atenção e isso provoca fenômenos estranhos".


Local Assombrado?
.
Quem visita o templo sente uma impacto imenso, pois é bem estranho ver bonecos e mais bonecos para todos os lados. Não se esqueça que muitas das bonecas são enviadas pelas pessoas porque não as querem mais com elas, talvez por serem assombradas?

No local existem muitas bonecas que já podem estar sob a ação de Tsukumogami, que é a crença japonesa de que objetos domésticos com mais de 100 anos e que perderam a função, se tornariam amaldiçoados.

Não podemos esquecer também que lá tem uma boneca que cresce o cabelo! Muitos acreditam que sejam os próprios monges do templo que todo ano colocam uma nova peruquinha nela, pois sempre chama atenção um local onde se pode ver uma boneca que cresce o cabelo :)

Mas se você for visitar o local, fique tranquilo, pois apesar de existirem relatos de fenômenos relacionados ao templo e algumas anomalias capturadas em imagens, este não é considerado um lugar assombrado, mas sim, um lugar sagrado.

O que fazer com o excesso de bonecas?

Sempre estão chegando novas bonecas no templo, e ele tem um limite, então no dia 3 de março de cada ano, na parte da tarde, várias bonecas são colocadas em barcos de madeira e lançadas ao mar, após receberem a purificação no templo. Depois deste "passeio" pelo mar, elas são recolhidas no porto próximo e lá são queimadas. Este ritual é chamado de Hinanagashi. Naturalmente que o objetivo dessa cerimônia, é a purificação e renovação, mas também para dar espaço para novas bonecas que são enviadas todos os dias ao templo.

As bonecas neste barco se preparam para seus últimos momentos ....
...  os barquinhos dão uma volta no mar e depois ...
... são queimados junto com as bonecas. O ritual se chama Hinanagashi e visa entre outras coisas liberar espaço no templo para outras bonecas.
Visitando o Templo
.
Achei um vídeo bem legal mostrando o exterior e interior do templo das bonecas:

.
Talvez devessem enviar a boneca Annabelle para lá e depois fazer ela dar uma voltinha de barco :) E as bizarras bonecas humanas, você enviaria? A boneca que mudas as feições eu enviava!

Tradução/Adaptação rusmea.com & Mateus Fornazari

Fontes:
http://ja.wikipedia.org
http://matome.naver.jp
http://ghostmap.sakura.ne.jp
http://detail.chiebukuro.yahoo.co.jp

CLIQUE AQUI para ler "Annabelle: A Boneca Demoníaca"
CLIQUE AQUI para ler "10 Bonecos Assombrados"
CLIQUE AQUI para ler "O Caso da Boneca que Envelheceu"
Comentários