17 de outubro de 2013

O Relógio do Fim do Mundo


Em 1947, após o final da 2ª Guerra Mundial e da detonação das bombas atômicas de Hiroshima e Nagazaki, o mundo estava muito diferente. O homem descobriu uma das mais destrutivas armas e o mundo não seria mais o mesmo. Temendo o fim da humanidade, um comitê de diretores do Bulletin of the Atomic Scientists (BAS) da Universidade de Chicago inaugura o Relógio do Fim do Mundo na cidade americana de Washington.

Capa da revista de 1947 que
apresentou o conceito de
relógio de fim do mundo.
Na sua apresentação, o relógio marcava sete minutos para a meia-noite, sendo que meia-noite representa a destruição do planeta.

Originalmente, o relógio só levava em conta as ameaças nucleares, mas a partir de 2007, com os avanços científicos, mudou os critérios, incluindo as ameaças ambientais e biossegurança.

Os cientistas mais famosos da atualidade são os responsáveis pelos ajustes do relógio, sendo que Sthepen Hawking é o grande responsável. Os outros cientistas responsáveis pelo relógio são: Kennette Benedict, Sir Martin Rees, Lawrence M. Krauss e Amb. Thomas Pickering.

Linha do tempo

Já foram efetuadas 20 mudanças no ponteiro do relógio
Até o momento já foram efetuadas 20 alterações nos minutos do relógio, sendo que a última foi efetuada em 2012. Alterações sempre atraem a atenção de diversas pessoas e você pode ver o histórico de todas, os anos e porque eles o modificaram, clicando aqui.
O período mais próximo do armageddon foi em 1953, quando ficou a 2 minutos da meia-noite. Neste período, os EUA e Rússia desenvolveram a bomba de Hidrogênio, muito mais potente que a bomba atômica.

Já o período "mais calmo" foi no ano de 1991, quando estava a 17 minutos do fim. Neste período, terminava a guerra-fria, e EUA e Rússia estavam fazendo cortes em seus arsenais nucleares, ficando com 10.000 bombas atômicas cada um "somente".

Atualmente, a hora marcada é 23h55. Estamos a 5 minutos do fim, como você pode conferir no site oficial do Bulletin of the Atomic Scientists.
.

.
.
Você acredita que um dia este relógio irá chegar a meia-noite? Deixe sua opinião!

Fontes (Acessadas dia 16/10/2013):
- Sobrenatural.Org: O Relógio do Fim do Mundo
- Bulletin of the Atomic Scientists
- en.Wikipédia.com: Doomsday Clock
- pt.Wikipedia.com: Relógio do Juízo Final
Comentários