4 de setembro de 2013

10 Filmes de Terror Baseados em Fatos Reais (Parte 02)


Continuando nossa lista...  quem não viu a 1ª parte, clique aqui.

6. Possessão (2012)

SinopseClyde (Jeffrey Dean Morgan) e Stephanie Brenek (Kyra Sedgwick) estão separados, mas conseguem se relacionar para o bem das duas filhas do casal. Quando ele compra uma casa nova, sua filha mais nova Em (Natasha Calis) o convence a comprar algumas coisas para lá, entre elas, uma caixa de madeira muito bem trabalhada e ao mesmo tempo misteriosa, que não se pode abrir. Encantanda pelo artefato, a jovem descobre como se abre, passa a ouvir vozes e, em seguida, estranhos acontecimentos começam a acontecer na casa. Desconfiado do comportamento da caçula, totalmente diferente, ele conversa com a ex que não dá ouvidos e eles começam uma nova crise. Quando a mãe se dá conta de que ele falava a verdade, já é tarde demais, pois a jovem está possuída por um espírito do mal, que se alimenta de seus hospedeiros. Começa então uma corrida contra o tempo para salvá-la e um exorcismo pode ser a solução.

A história real em que foi baseado: A história foi baseada em uma caixa de vinho assombrada por um Dibbuk. A caixa foi comprada na Espanha, por uma mulher chamada Havela que foi enviada para um campo de concentração nazista durante a 2ª Guerra Mundial. Foi a única sobrevivente de sua família. Quando saiu do campo, escapando com alguns outros prisioneiros, ela fez um caminho que a levou para a Espanha, onde viveu até o fim da guerra. Lá ela compra um pequeno armário de vinho, e não suportando mais a guerra, invoca um demônio para acabar com ela, mas sem controle sobre ele o aprisiona nesta caixa de vinho, que junto com um baú e uma caixa de costura, trás com ela quando imigra para os Estados Unidos.

Já nos Estados Unidos ela disse para sua neta que a caixa continha um Dibbuk e que nunca deveria ser aberta, jamais. A Sr. Havela guardava a caixa dentro de seu cômodo de costura, sempre a vigiando. Além disso, ela dizia para a neta que era para enterrar a caixa junto com ela.

Com 103 anos, a Sr. Havela morreu e sua neta decidiu fazer uma venda de garagem para se desfazer das coisas de sua avó, e desta forma, a frente de sua casa, localizada na cidade de Portland - Oregon, ficou cheia de coisas, entre elas a misteriosa caixa de vinho, que foi vendida na internet via eBay a alguns compradores. Saiba a história completa clicando na legenda da imagem abaixo.

CLIQUE AQUI para ler um especial sobre a caixa Dibbuk do filme Possessão

.
7. Invocação do Mal (2013)

SinopseAntes de Amityville, houve Harrisville. “Invocação do Mal” narra o conto horripilante de Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson, Vera Farmiga), investigadores paranormais de renome mundial, que foram chamados para ajudar uma família aterrorizada por uma presença maligna em uma fazenda isolada. Forçados a confrontar uma poderosa entidade demoníaca, os Warrens encontram-se presos no caso mais terrível de suas vidas.

A história real em que foi baseado: baseado em um dos casos mais difíceis já enfrentados pelos Warrens, o da fazenda Harrisville. O filme vai mostrar a história do ponto de vista dos Warrens, usando seus vídeos pessoais da investigação. Estréia dia 13/09 (sexta-feira 13!)
.
.
.

O caso foi investigado pelos famosos investigares do sobrenatural: Os Warrens. Leia matéria especial

.
8. Maldição (2005)

SinopseRed River, Tennessee. Entre os anos 1818 e 1820 a família Bell foi visitada regularmente por uma presença desconhecida. No início eram apenas pequenos barulhos pela fazenda em que viviam e a visão de um estranho lobo negro de olhos amarelos. Logo este ser manteve contato físico com os integrantes da família, trazendo a eles sofrimento físico e psicológico. Aos poucos os ataques foram ganhando cada vez mais intensidade, com uma predileção especial pela caçula da família.

A história real em que foi baseado: Na primavera de 1817, John Bell mudou-se com a sua família para o estado americano do Tenesse. John, sua esposa Lucy e seus 3 filhos tiveram uma vida normal nos primeiros meses na nova casa. Os Bells começaram então a ouvir sons e tremores em sua propriedade. O mais incrível é que só acontecia ao redor da casa e durou semanas. Uma noite, seu filho Richard relata que um barulho tomou conta de seu quarto. Era impossível dormir antes das 3 horas da manhã, quando o barulho parava.

Os ataques com o tempo foram ficando cada vez mais violentos, de forma que os Bells, que antes guardavam segredo sobre o assunto, tiveram que pedir ajuda.

O religioso James Johnston foi o primeiro a tentar expulsar o fantasma. Com a ajuda de sua bíblia ele interrogava o fantasma em busca de respostas. Até um futuro presidente americano Andrew Jackson foi em 1819 observar os fenômenos.

O fantasma pareceu ficar mais ativo e era ouvido rindo por toda a casa. A vizinhança descobriu o caso e começou a chamar a coisa de a Bruxa dos Bells.

Segundo testemunhas, a bruxa jurou atormentar John Bell até sua morte, que ocorreu devido um enorme engano. Um frasco que continha seu remédio foi trocado por um veneno mortal. O médico foi chamado para investigar e seu veredito foi envenenamento acidental. Logo este engano foi atribuído a Bruxa dos Bells. A bruxa até no velório de John atormentou as pessoas, rindo de modo a ser ouvida por todos.

CLIQUE AQUI para ler A Bruxa dos Bell, a história que o filme foi baseado
.
9. O Mistério da Passagem da Morte (2013)

SinopseCinco ambiciosos estudantes universitários americanos, recebem uma bolsa para retornar ao local dos eventos originais*, na crença de que eles possam descobrir e documentar a verdade do que aconteceu na Passagem Dyatlov. Mas o que eles encontram é mais chocante do que qualquer coisa que poderiam ter imaginado. Sua jornada através dos Montes Urais, refazendo os passos dessa jornada malfadada, é atormentada por estranhos fenômenos cada vez mais assustadores, os quais sugerem que apesar de seus arredores desolados, eles não estão sozinhos. As forças por trás do incidente da Passagem Dyatlov estavam esperando por eles.

A história real em que foi baseado: Fevereiro de 1959 - Um grupo de nove alpinistas começa uma expedição pelos Montes Urais, na Rússia. Seu destino é uma montanha chamada Otorten, que na língua mansi local significa "Não vá até lá". Uma nevasca obrigou o grupo a acampar numa área chamada Kholat Syakhl, que em mansi significa "Montanha dos Mortos".

Dez dias depois, quando os nove aventureiros não chegaram ao seu destino, equipes militares de resgate fizeram buscas na área. Encontraram o acampamento abandonado e uma barraca destruída. Investigadores concluíram que a barraca fora cortada e rasgada a partir de dentro, e que os montanhistas pareciam ter fugido apenas de meias ou descalços.

Foto real dos alpinistas desaparecidos em 1959
Os investigadores seguiram a trilha até a orla da floresta, mas o que acabaram encontrando era além da imaginação...

Os nove estavam mortos. Foram descobertos por soldados soviéticos em vários estados que só podem ser descritos como de mutilação. Os corpos estavam queimados, alguns foram expostos à radiação, um montanhista teve a língua arrancada, estavam prematuramente envelhecidos. A pele deles estava laranja! O cabelo estava branco. O que podia explicar aquilo?

Três deles tinham ferimentos que podem ser causados quando alguém é atropelado por um carro veloz, mas eram ferimentos internos. As costelas estavam esmagadas, algumas penetraram os corações, mas as peles estavam intactas  Parecia que uma força havia sido dirigida a todos eles.

A explicação oficial foi de que os nove morreram de hipotermia, mas o investigador chefe se recusou a assinar o relatório e preferiu se retirar do inquérito.

Anos depois, membros do grupo de busca deram seu testemunho: Segundo eles, na noite do incidente estranhas esferas alaranjadas pairavam no céu.

CLIQUE AQUI e leia matéria especial sobre Dyatlov Pass

.
Quer assistir o filme O Mistério da Passagem da Morte completo, dublado em português? Clique aqui!

10. Evocando Espíritos (2009)

SinopseQuando Matt (Kyle Gallner), filho de Sara (Virginia Madsen) e Peter Campbell (Martin Donovan), é diagnosticado com câncer, toda a família precisa se mudar para um local mais próximo da clínica onde realizará seu tratamento. Aos poucos Matt apresenta sintomas estranhos, tendo uma súbita mudança de comportamento. Ao pesquisar o passado da nova casa, Sara e Peter descobrem que ela fora um centro de pesquisas que procurava algo além do que o simples contato com espíritos.

A história real em que foi baseado: A Família Reeds mudou-se para uma casa em Southington, Connecticut no final dos anos 1980, a fim de viver mais perto de UConn , onde seu filho seria tratado de um câncer. Mas a casa escolhida era mal-assombrada. A família alegava que era atormentada por alguma forma de presença demoníaca. Equipamentos de autópsia foram descobertos no porão, e foi descoberto mais tarde que a casa tinha sido uma funerária.

Carmen descreveu os demônios que via: "Um dos demônios era muito magro, alto e não tinha quase nenhum cabelo, usava óculos redondos".

"Outro tinha cabelos pretos e olhos azuis, usava um terno risca de giz, e estava constantemente movendo a mão pra cima e para baixo. O de óculos tinha um sorriso muito grande, quase tocando os olhos".

A casa foi examinada por Ed e Lorraine Warren . De acordo com um documentário sobre o caso em 2009 pela NBC , os agentes funerários que trabalharam no necrotério estiveram envolvidos em necrofilia com os corpos, e a sala onde os dois filhos menores ficaram anteriormente era o show-room para caixões; o corredor era onde os corpos eram preparados para o funeral.

Lorraine Warren afirmou que, uma noite ouviu um barulho num quarto e quando Ed entrou para verificar, encontrou duas mulheres dançando em círculos e cantando, quando ele caminhou em direção a elas, elas desapareceram.

Em resposta ao filme, Lorraine disse que o caso real foi "muito, muito mais assustador do que qualquer filme poderia ser", e que o filme foi muito, muito vagamente baseado em sua experiência na casa.

Lorraine Warren disse à Associated Press que a casa ficou livre de qualquer presença depois de um exorcismo realizado em 1988.

Se você clicar aqui você pode assistir o filme completo agora :)

Será lançado em breve no Brasil a continuação: Evocando Espíritos 2. Fizemos um post sobre sons misteriosos descobertos na música de abertura, Clique e veja o post.


.
BÔNUS: Return to Babylon
O filme não foi baseado em uma história real, mas é bastante assombrado. Veja vídeo que fiz :)

.
Existem muitos outros filmes que foram baseados em fatos reais. Quem sabe não sai outro post sobre o assunto...

Espero que tenham gostado. Se quiserem sugerir filmes para um próximo post, escrevam nas opiniões.

E quem não viu a 1ª Parte, clique aqui

Inscreva-se no canal clicando no botão abaixo:
.
Gostou? Então inscreva-se no canal para acompanhar os novos vídeos que for lançando. Eles são lançados primeiro lá, depois que vem pra cá :) Basta clicar neste link: http://goo.gl/CWAIes

CLIQUE AQUI para ver 10 Filmes de Terror Baseados em Fatos Reais (Parte 01)

Comentários