Seu nome é José e tem pouco mais de 20 anos e vive junto de sua mãe em um canto remoto do povoado de Llobasco em El Salvador, onde tenta esconder uma estranha deformação, que começou a surgir aos 2 anos de idade.
Hoje, seus pés e suas mãos estão marcados por uma espécie de protuberância que se assemelha a cascos, e que cresceram em tal grau, que agora ele mal pode usar suas extremidades, impedindo-o de fazer as tarefas mais básicas do dia-a-dia, como andar. Por essa razão, sua mãe precisa carregá-lo em seus ombros para poder deslocá-lo, mesmo dentro de casa, um verdadeiro sacrifício para essa mulher. "Sim, eu o carrego, o asseio e assim sigo...É como se fosse todo um bebê" diz a mãe de José, María Eusebia Lópes.
"Há pessoas que quando o enxergam, choram...Choram de pena." Diz María Eusebia.
![]() |
Está vendo a barbixa dele? Não são pelos, mas sim protuberâncias! |
![]() |
Detalhe de sua mão. |
![]() |
Detalhe do seu pé. |
Muitas vezes foram em busca de cura, mas eles não encontraram respostas na medicina "Eu não levo mais o meu menino a nenhuma clínica, nenhum hospital, a nenhuma parte eu o levo. Pois fiquei com medo das aplicações com agulhas e que meu menino morresse" diz Maria. Descrente com a medicina ocidental, agora María Eusebia acredita que tudo isso possa ser o produto de um feitiço. "Olha, me disseram que 'leve a esse menino a tal parte, que isso é coisa de bruxaria".
Apesar de tudo, José não desistiu de sonhar e diz que quer caminhar um dia e sua mãe tem uma grande fé que ele ainda vai ser curado, e pede ajuda "ao Senhor e a Virgem dos Remédios".
Acompanhe abaixo um vídeo contando sua história.
Acompanhe abaixo um vídeo contando sua história.
Este caso me faz lembrar muito o de Dede Koswara, que ficou conhecido como "O Homem Árvore". O caso de Dede fez sucesso a partir de um documentário exibido no Discovery Channel. Seu caso é bem mais grave que o de José, já que você simplesmente não via mais suas mãos e pés, que realmente pareciam ter raízes. O Discovery Channel após o sucesso do documentário, lançou outro, chamado "A cura do Homem Árvore", onde médicos estudaram o caso a fundo e descobriram o nome da doença: epidermodisplasia verruciforme ou doença de Lewandowsky-Lutz e a doença progrediu de modo singularmente intenso por causa da deficiência imunológica. Os médicos tiraram mais de 5 quilos de excrescências e Dede viu seus pés e mãos pela primeira vez em anos. Mas o tempo passou e as "raízes" começaram a voltar e Dede aos poucos está voltando a ser "O Homem Árvore". Infelizmente não existe cura para a doença.
![]() |
Dede Koswara, conhecido como "O homem-árvore" estava assim quando o Discovery Channel chegou para fazer o programa. Ele foi tratado, as "raízes" retiradas, mas atualmente elas estão voltando. |
Conhecendo a história de Dede e José, podemos fazer a pergunta: Seria a epidermodisplasia verruciforme ou doença de Lewandowsky-Lutz a responsável pelas protuberâncias nas mãos do jovem José de El Salvador?
- OMundoReal
- Voz da Rússia - Dede Koswara: a triste história do homem-árvore
- Wikipédia - Sátiro
![]() |
CLIQUE AQUI para ler o post |