Conheça a história da misteriosa caixa de vinho que contem um Dibbuk. Ela assombrou quem a possuísse com eventos incomuns, e sua historia remonta a época da 2ª Guerra Mundial. Sua história virou até filme!
No final tem um vídeo meu falando do assunto (dia 29/03 as 18:00hs)
Uns dias atrás eu assisti um filme bem interessante, chamado "Possessão". A história é sobre uma antiga caixa judaica que contêm um Dibbuk. Eu gostei bastante do filme e achei bem convincente a interpretação da menina que fica possuída. A história foi baseada em uma história real e fui saber mais na internet, mas todos os sites que falam são muito superficiais, confusos, traduzem do inglês, e assim resolvi fazer um post compilando tudo o que acabei lendo, de uma forma mais fácil de entender.
![]() |
Kevin Manis, que comprou a caixa em uma venda de garagem |
Funcionária Nunca mais Voltou
No outro dia, Mannis viajou para resolver algumas coisas enquanto sua funcionária, Jane Howerton, chegou para trabalhar. Ele desceu até o subsolo, onde ficavam vários objetos e escutou um objeto de vidro quebrar. As lâmpadas começaram a falhar e um fedor tomou conta do local. Objetos muito pesados foram derrubados. Elas assustada, correu para o andar superior e ligou para Mannis, relatando o que estava ocorrendo. Ele ouviu no telefone uma voz proferindo palavrões. Quando chegou a loja, a funcionária estava escondida atrás do balcão muito abalada e assustada.
Ela nunca mais voltou para o serviço e fez uma viagem para Seattle de tanto medo que ficou!
Mannis ficou assustado, mas não relacionou o ocorrido com a caixa, e como estava aproximando o aniversário de sua mãe, resolver restaurá-la e dar de presente para ela.
O que havia dentro da Caixa?
- Uma moeda americana de 1 centavo (Penny) de 1928
- Uma moeda americana de 1 centavo (Penny) de 1925
- Um castiçal de ferro fundido com pernas de polvo.
- Um copo de vinho de ouro
- Uma estátua de granito com letras hebraicas gravadas em dourado
- Uma pequena mecha de cabelo loiro (amarrado com corda)
- Uma pequena mecha de cabelo preto/marrom (preso com corda)
- Um botão de rosa seco
![]() |
O conteúdo interno da caixa |
![]() |
A mãe de Kevin, senhora Ida Mannis que ganhou um presente de grego do filho... |
Ele deu a caixa então para seu irmão que a devolveu dizendo que ela exalava um cheiro muito ruim. Sem saber o que fazer, levou ela para casa.
Algum tempo depois, sua família se reuniu em sua casa para passar o final de semana, mas incrivelmente todos tiveram um sonho estranho, com um bruxa horrível que os esbofeteafam. Mannis acordou até com marcas pelo corpo.
Sem saber o que fazer e cansado, ele resolve leiloá-la no Ebay. Descreveu a história completa do que havia passado desde que a comprou, já alertando o comprador sobre o que ele levaria para casa. Você pode ver a página original com toda a história relatada por Mannis no Ebay clicando aqui. Caso não saiba inglês, encontrei uma tradução muito boa no blog Lado Negro.
![]() |
Quando foi limpar a caixa, Mannis descobriu esta inscrição na parte de trás. |
O vencedor do anúncio no eBay foi um usuário chamado Nietzke (Iosif), que a arrematou por 140 dólares, o conteúdo e - provavelmente - a sua infestação demoníaca.
Nietzke era um estudando universitário da cidade de Kirksville, no estado americano do Missouri, e morava com outros rapazes.
As experiências ruins começaram depois que ele abriu a caixa em uma festa para impressionar as garotas. Ele começou a relatar as experiências em seu blog pessoal. Segundo ele disse, as experiências incluem odores estranhos na sua casa, uma infestação de insetos, mau funcionamento de aparelhos eletrônicos e problemas em sua visão periférica.
Com medo, Nietzke resolveu leiloar novamente a caixa pelo eBay.
O 3º Comprador: Jason Haxton
![]() |
Página do eBay onde estava sendo realizado o leilão da caixa por Nietzke |
No dia seguinte ao recebê-la no seu escritório, Haxton relata: "Eu acordei com o olho direito parecendo que tinha sido picado por alguma coisa." Outras coisas esquisitas relatadas foram fadiga, um gosto metálico na boca, congestão nasal e tosse constante. Ao redor da casa, Haxton diz que, ocasionalmente, sente o cheiro de urina de gato e de flores.
Não sabendo mais o que fazer, pois sua família estava sendo afetada, Jason então pesquisou e encontrou o post no eBay de Kevin Mannis e entrou em contato com ele, querendo saber a verdade, e pediu para ele ir até a casa onde comprou e ver se descobri alguma coisa.
![]() |
Jason Haxton manipulando o conteúdo interno da caixa. |
![]() |
A caixa envolta em um baú de acácia folheado a ouro. Só assim que Haxton teve paz |

Após a guerra, uma das participantes desta sessão faz um ritual e consegue aprender a entidade em uma caixa de vinho.
Esta caixa veio junto com um baú e uma caixa de costura, com ela quando imigrou para os Estados Unidos.
Já nos Estados Unidos ela disse para sua neta que a caixa continha um Dibbuk (no folclore judeu, um dybbuk é um espírito humano que, devido aos seus pecados pregressos, vagueia incansavelmente até que encontre refúgio no corpo de uma pessoa viva.) e que nunca deveria ser aberta, jamais. A Sr. Havela guardava a caixa dentro de seu cômodo de costura, sempre a vigiando. Além disso, ela dizia para a neta que era para enterrar a caixa junto com ela.
Com 103 anos, a Sr. Havela morreu e seu desejo de ter a caixa enterrada com ela não foi possível realizar, pois é contrário às regras de um enterro judeu ortodoxo.
Sua neta decidiu fazer uma venda de garagem para se desfazer das coisas de sua avó, e ela foi junto com o lote que Kevin Mannis comprou.
Selando a Caixa
Sabendo da terrível história por trás da caixa, Jason Haxton inicia uma pesquisa para tentar descobrir qual entidade está presa na caixa, e ela acreditar ser Harry Hamilton Laughlin, lider do movimento Eugênico, que serviu de base para Hitler iniciar o Holocausto.
Com a ajuda de Rebecca Edery, uma livreira judaica ortodoxa que vive no Brooklyn e cujo pai estudou cabala, eles foram capazes de descobrir a finalidade da caixa e segundo ela "para pôr fim aos infortúnios, a caixa precisa de um enterro formal, envolvendo um minyan de 10 homens, ou um grupo de oração."
Tudo só melhorou quando Haxton fez um ritual wiccano de exorcismo em outubro de 2004 e guardou o baú numa arca de acácia folheada de ouro.
![]() |
Capa do livro vendido por Jason Haxton |
Ele precisou mudar o número do seu telefone de tanta gente que ligava querendo saber da caixa e fez um site - The Dibbuk Box - que tem resposta para muitas das perguntas mais frequente.
Quer quiser saber tudo nos mínimos detalhes, toda a história, pode comprar o livro escrito por ele, chamado The Dibbuk Box, por U$ 19.95 a versão impressa e U$ 9.95 a digital neste site.
Em 2013, Jason reforçou que a caixa está com ele e não no museu dos Warren, como alguns falam aqui no Brasil. Veja aqui!
O Filme Possessão
Para finalizar, como disse no início deste post, toda esta história serviu de inspiração para o filme Possessão, lançado em 2011 e dirigido por Sam Raimi.
Sinopse: Clyde (Jeffrey Dean Morgan) e Stephanie Brenek (Kyra Sedgwick) estão separados, mas conseguem se relacionar para o bem das duas filhas do casal. Quando ele compra uma casa nova, sua filha mais nova Em (Natasha Calis) o convence a comprar algumas coisas para lá, entre elas, uma caixa de madeira muito bem trabalhada e ao mesmo tempo misteriosa, que não se pode abrir. Encantanda pelo artefato, a jovem descobre como se abre, passa a ouvir vozes e, em seguida, estranhos acontecimentos começam a acontecer na casa. Desconfiado do comportamento da caçula, totalmente diferente, ele conversa com a ex que não dá ouvidos e eles começam uma nova crise. Quando a mãe se dá conta de que ele falava a verdade, já é tarde demais, pois a jovem está possuída por um espírito do mal, que se alimenta de seus hospedeiros. Começa então uma corrida contra o tempo para salvá-la e um exorcismo pode ser a solução.
Fontes (Acessadas em 27/08/2015):
- Documentário: Paranormal Witness: Dibbuk Box
- Documentário Fantasmas da História: A Caixa Dibbuk
- Youtube: Episode 66 -- The Haunted Dibbuk Box with Jason Haxton
- Wikipedia.pt: Dybbuk
- Wikipedia.pt: Harry H. Laughlin
- Los Angeles Times: A jinx in a box?
- WebArchive.Org
- Lado Nebro: A Caixa Dibbuk
- Dibbuk Box
- Adoro Cinema: Possessão
- AssombradO.com.br: Estranhos itens à venda em sites de leilões
- TSUPress
- Lovetoknow Paranormal: Haunted Dibbuk Box Interview
- Revista Mundo Estranho (Edição Impressa)