14 de agosto de 2013

10 Histórias Assombradas do Rock (Parte 01)


O bom e velho Rock'n Roll tem muitas histórias assombradas para contar, e selecionei 10 histórias para você conhecer. Sou um pouco suspeito, pois sou fã de rock e este blog é feito ao som da Kiss FM :) Mas não pense que sou radical, gosto de tudo, só prefiro ouvir rock... Outra coisa que gosto muito é de ler biografias de bandas, e foi de alguns dos meus livros que tirei algumas das histórias abaixo.


10. Alice Cooper

Alice Cooper é o vovô do rock e muita gente não sabe nem quem ele é, mas eu digo para vocês que Alice Cooper é um monstro e foi uma das primeiras bandas a fazer do rock um teatro visual, com muito sangue, decapitações de bonecas, cobras no palco, cadeira elétrica e tudo mais. Isto no final dos anos 1960 início dos 70!

Existiam muitas lendas sobre a banda no início, e é claro que a banda gostava. Algumas dizem que eles preferiam as Groupies mortas, ou que Alice despedaçava crianças e praticava bruxaria, ou ainda sobre a senhora que morreu ao seu lado em um vôo. Também tem a de sua cobra que sumiu pelo vaso sanitário (esta realmente aconteceu!), mas a lenda mais famosa é a da galinha que ele jogou para a platéia. Alice achava que ela poderia voar.... os espectadores abaixo destroçaram a pobrezinha!

Uma das histórias mais debatidas é sobre porque a banda chama-se Alice Cooper. Uma versão diz que o nome foi escolhido através de um tabuleiro Ouija. Aparentemente, o nome foi mostrado a eles e então o tabuleiro Ouija passou a informação de que Vincent (vocalista) era, na verdade, uma reencarnação de uma bruxa que viveu no século 17. O nome da bruxa era Alice Cooper.

Músicas Recomendadas pelo blog: Poison, School's Out, Billion Dollar BabyHe's Back (The Man Behind the Mask) e The Saga of Jesse Jane



Fontes:
- Livro Alice Cooper: Bem-Vindo ao meu Pesadelo
Wiplash - Cobras, Galinhas e Espíritos: os pesadelos de Alice Cooper

09. Black Sabbath

O Black Sabbath lançou um álbum icônico em 1970 chamado Black Sabbath, (que foi gravado em estúdio em apensas 13 horas!). Além é claro das músicas serem uma novidade na época, a capa do álbum chamou muita atenção. Nela vemos uma casa sinistra e em frente a ela uma mulher bem esquisita. Quem fez a foto foi um fotógrafo chamado KEEF e nada se sabe sobre a mulher sinistra até hoje! A casa é na verdade o moinho de Mapledurham Watermill, localizado a beira do Rio Tâmisa em Oxfordshire, Inglaterra, e existe até hoje. Mas não é só isto. Ao abrir o LP existia uma grande cruz invertida e um texto que evoca espíritos e bruxaria, fazendo referência à mulher da capa.


Músicas Recomendadas pelo blog: Black Sabbath, Paranoid, N.I.B, Iron Man

Fontes:
- Livro Sabbath Bloody Sabbath
- Wiplash- Black Sabbath: a polêmica capa do primeiro álbum

08. Iron Maiden

Iron Maiden foi uma das primeiras bandas de rock que comecei a ouvir. Na época eu comecei pelo disco the Number of the Beast, de 1982, mas era no início dos anos 80. Na época não tinha internet, e as histórias eram passadas no boca a boca. Imagina cada coisa que falavam deste disco. "É do capeta", "Iron Maiden é satânico" e tudo mais. Tudo, é claro, por causa da música "The Number of the Beast". É claro que com a pouca idade e sem ter onde pesquisar, acreditava, mas eu não estava nem ai.

Mas o fato é que após esta música algumas coisas estanhas começaram a acontecer com a banda. No vídeo abaixo que resgatei de alguma fita VHS, Martin Birch, o primeiro produtor da banda, conta sua história. Ele diz que durante a gravação do álbum, ele estava dirigindo para Londres e um carro bateu nele. Ele conta que este carro era dirigido por um negro que estava indo buscar umas freiras e ele ficou rezando para ele! Mas o mais estranho era que o valor do conserto do seu carro foi de 666 libras! Ele se recusou a pagar este valor e pagou 668 libras.




Músicas Recomendadas pelo blog: The Number of the BeastFear of the DarkThe TrooperWasted Years

Fonte:
- Wikipédia: The Number of the Beast

07. Pink Floyd

O Pink Floyd é uma das bandas favoritas da minha esposa, tanto que ela me fez ir com ela ao show do Rogers Waters que aconteceu em abril/2012 no Morumbi - São Paulo, ver o show The Wall.

A coisa mais assombrosa do Pink Floyd é o fato de que seu álbum "The Dark Side of the Moon" está perfeitamente sincronizado com o filme "O Mágico de Oz" de 1939. O nome desta sincronia ficou conhecida como "The Dark Side of the Rainbow" ou "The Dark Side of the Oz".

Apesar de famoso, a origem do efeito é misteriosa, bem como as ocorrências que levaram à sua descoberta. Em 1994, fãs do Pink Floyd discutiram o fenômeno no grupo de discussão da Usenet alt.music.pink-floyd. Naquele ponto, já não mais se sabia de quem foi a idéia de combinar as duas obras.

Abaixo você pode assistir "The Dark Side of the Rainbow". Eu assisti e realmente é bem sincronizado.



Músicas Recomendadas pelo blog: Shine on Crazy Diamond, Another Brick in The Wall, Wish You Were Here, Us and ThemComfortably Numb

Fonte:
- Wikipédia: The Dark Side of the Rainbow

06. Marilyn Manson

Marilyn Manson, que já não tem mais a mesma fama de antes, é o que Alice Cooper foi para sua época: chocante! Sua aparência já chamava a atenção, o cara era excêntrico, pois tinha os dois olhos de cores diferentes. Outra coisa muito bizarra eram seus clipes, todos bem malucos mesmo (tenho até hoje um CD que fiz a quase 10 anos atrás com clipes - na época não tinha Youtube!!!). Lendas surgiram as dezenas sobre ele, como ele ter arrancado 2 costelas para se felar, ou então ser o garoto (Paul) do seriado Anos Incríveis, de ter feito pacto com o diabo, e tudo mais. É claro que tudo isto é lenda, mas um dia assisti um episódio da série Famosos e Fantasmas com ele. Para quem não sabe, esta série é feita com gente famosa contando suas experiências sobrenaturais.

Vou resumir o que ele contou. Basicamente diz que em 1986 ele conheceu um "amigo" na escola e este amigo disse que seu irmão tinha um livro, o Necronomicon. Um dia, ao visitar seu amigo, eles pegaram o livro e andaram pelo campo, encontrando tipo um bunker, onde entraram. O local estava um breu e seu amigo então abriu o livro e ordenou que ele lesse em voz alta a invocação, e assim ele fez. De repente, coisas estranhas começaram a acontecer e eles fugiram, deixando o livro lá. No outro dia foram buscá-lo, mas quem disse que encontraram o bunker? Além de tudo, Marilyn Manson diz que acredita que essa experiência no passado influenciou toda sua personalidade de hoje, quase como se a invocação tivesse realmente funcionado e transformado o artista no que ele é hoje. Rapaz... assombrada demais esta história! Abaixo você pode ouvir o próprio Manson contando o caso.

Músicas Recomendadas pelo blog: Tainte Love, The Beautiful People, Antichrist Superstar, Rock is Death


Gostou das histórias? Conhece alguma lenda das bandas acima? Escreva nos comentários!
Comentários