12 de julho de 2013

Freaks (1932)

Freaks é um filme em que os atores são as pessoas que compunham os "Circos do Horrores" de antigamente (hoje o máximo que temos parecido é a Monga ou a Vaca de duas Cabeças em alguns parques). Naquela época o circo dos horrores era para exibir pessoas com deficiência, seja mulheres barbadas, pessoas sem membros, gêmeos siameses, microcefalia e todo tipo de bizarrice que desse lucro ao dono do circo. Hoje nem pensar que isto existe.

Quando estavam filmando, muitos atores e pessoas da equipe técnica sentiam-se enojados com os "freaks", o que fez o estúdio da MGM determinar que quem não fosse normal tivesse que almoçar do lado de fora.

Tod Browning (no centro) e a equipe de Freaks.
Produzido em 1932, Freak foi um filme feito a frente de seu tempo, tanto que foi proibido por 30 anos no Reino Unido, e seu diretor, Tod Browning´s não conseguiu mais nenhum trabalho depois de filmá-lo, pois grupos religiosos pressionaram o estúdio a descartá-lo, pois não entendiam a mensagem que o filme queria dizer. A reação de quem assistia era de repulsa e choque.

Uma cena bem interessante é quando o homem lagarto (um homem que só tem o tronco, nada de braços e pernas) acende um cigarro. É muito interessante ver a naturalidade que ele faz isto.



O "freak" mais famoso é Schlitzie Surtees, que nasceu no início do século e foi abandonado pela família por sofrer de microcefalia (na época era comum abandonar crianças com problemas e elas iam parar em circos dos horrores). Por causa do tamanho craniano, tinha a mente de uma criança de 3 anos e fez vários shows. Morreu em 1971 aos 70 anos em um asilo.

Schlitzie Surtees foi o mais famoso freak
Sinopse: Uma bela trapezista chamada Cleópatra mesmo se relacionando com Hércules, o homem-forte do circo, seduz e se casa com um anão chamado Hans, herdeiro de uma enorme fortuna. Na recepção do casamento as outras figuras estranhas do circo decidem aceitá-la na família, cantando: "We accept you, one of us!"(Nós te aceitamos, uma de nós!), querendo dizer que agora ela pertence ao grupo. Cleopatra, embriagada, mostra a sua repugnância e expulsa-os da cerimônia. Hans percebe seu erro quando ela e Hércules se beijam na sua frente.

Mas não poderia terminar sem colocar o filme completo aqui para você poder assistir, legendado em português! O filme tem 62 minutos.



Fontes: 
- TeleCineBrasil: Freaks - Tod Browning - Legendado - 1932
- Metamorfose Digital: Schlitzie Surtees, o mais famoso freak de sempre
- Wikipédia.pt: Freaks
- Cineplayers: Monstros
- VideoLog
Comentários