12 de julho de 2013

Filme "Labirinto" - Quem se lembra?

Há algum tempo assisti, depois de décadas, ao filme Labirinto. Vocês se lembram? Um tremendo Clássico (como diz Walter Ricci, locutor da Kiss FM)!

O filme é de 1986 (eu tinha um aninho), mas devo ter assistido por volta de 1992. Pra quem não sabe, o filme tem direção executiva de ninguém menos que George Lucas.  As estrelas do filme também são "monstros" do cinema e da música, estou falando de Jennifer Connelly e David Bowie!

Jennifer (tinha apenas 14 anos quando gravou) interpreta Sarah Williams, uma jovem que gosta de peças teatrais, em especial as de fantasia.

O filme se inicia com Sarah interpretando uma cena de um livro, "Labyrinth", no parque perto de sua casa. Naquela noite ela terá que cuidar de seu irmão, Toby, ao qual não demonstra muito afeto. Ao voltar para casa tem uma discussão com sua madrasta, pois não quer ficar cuidando do irmão mais novo.

Depois que seu pai e sua madrasta saem, ela percebe que a tempestade que se inicia está assustando Toby. Quando vai vê-lo, percebe que seu urso de pelúcia está no berço do irmão, e se revolta pois alguém o tirou de seu quarto e o deu a seu irmão. Retorna, então, ao seu quarto, com seu urso de pelúcia e chora enquanto começa a fazer citações de trechos de "Labyrinth" nos quais uma garota recebe poderes do rei dos goblins.

Ela conta uma história, para o irmão dormir, sobre uma garota que não suporta mais a situação de escrava em que se encontra e deseja que os goblins levem seu irmão embora, para sempre. Assim que termina a história, Sarah apaga a luz e diz: "Eu quero que os goblins venham e o levem embora, agora!". Repentinamente, Toby pára de chorar. Preocupada, ela volta ao quarto do irmão e percebe que ele sumiu.
Então, uma coruja entra pela janela aberta e se transforma no rei dos duendes, Jareth, que diz a Sarah que seu desejo fora realizado por ele.

Arrependida, ela advoga o retorno de seu irmão. Para tanto, Jareth lhe dá treze horas para atravessar o labirinto que separa o mundo exterior do castelo dos goblins, onde Toby está aprisionado. Se Sarah falhar, Jareth transformará seu irmão, definitivamente, num goblin.


O labirinto, no entanto, é muito confuso porque seus portões e paredes mudam de lugar. Além disso, para ultrapassá-los enigmas têm que ser desvendados. Numa das entradas, Sarah encontra Hoggle, um goblin-anão mal-humorado. Ela o convence a ajudá-la em troca de uma bijouteria. Embora Hoggle esteja ajudando Sarah, ele tem medo de Jareth e tenta dificultar a jornada da garota.

No caminho, Sarah faz muitas amizades com seres estranhos que, contudo, se propõem a ajudá-la. Juntos passam por várias aventuras. Numa dessas aventuras, Sarah tem que resolver uma charada para passar pelos Quatro Guardas. Se errar a resposta, ela morrerá. Em meio a essa e à outras dificuldades, Sarah terá que resgatar seu irmão do castelo de rei dos globins.

Labirinto é um filme de fantasia no qual os personagens dialogam com suas questões interiores por meio de alegorias.

Há cenas em que Jareth aparece no seu castelo cantando e dançando músicas com os goblins e com o bebê. Essas músicas são parte da trilha sonora feita por David Bowie para o filme.

Fonte: Wikipedia

Uma curiosidade: Havia um "malabarista" profissional que se posicionava atrás de Bowie, escondido em suas roupas, para fazer aquelas bolas de cristal rolarem por suas mãos. 

Essas e outras curiosidades vi no DVD "Edição de aniversário" com extras e comentários de George Lucas. Muito Bom!

E se você é daqueles que gosta de analisar profundamente os simbolismos contidos nas músicas, nos filmes, o controle illuminati... Esse filme parece ter bastante disso. Veja uma análise detalhada do filme Labirinto AQUI.





Com certeza meus filhos irão assistir esse filme, esse Clássico! E morrer de medo dos Goblins kkkkk, ou morrer de amores por eles!

Ah! Quer mais uma curiosidade? Existe um "plágio" brasileiro desse filme, lembram qual? (quem nasceu entre 1980 e 1985 mais ou menos vai se lembrar...) ---> O filme "Super Xuxa Contra o Baixo Astral", de 1988.

Nesse filme o "Baixo Astral" (interpretado por Guilherme Karan) sequestra o "Xuxo" (cãozinho da Xuxa) então a "Super Xuxa" parte em uma jornada entrando num mundo paralelo para reencontrar seu cãozinho Xuxo. Durante essa jornada ela conhece vários personagens estranhos, resolve enigmas, anda por um labirinto até poder chegar ao "Baixo Astral". Também tem músicas etc... Coincidência? Hum...


Patrocínio de Tintas Suvinil, Coca-Cola, Postos Shell.... kkkkkkk. Gente, o short da Xuxa era tão curto que dava pra ver a bunda dela! Era tipo McAnitta, Carla Perez... 

Se quiser relembrar sua infância e assistir Super Xuxa contra o Baixo Astral na íntegra, clique aqui.

Prefiro Labirinto, com David Bowie!



Comentários