30 de julho de 2013

As Vinhetas JUNGLE (Japão)

JUNGLE eram vinhetas que foram ao ar no canal Japonês Fuji Terebi, entre outubro de 1992 à setembro de 1993, anunciando o início do quadro de programação da madrugada da JOX-TV2 - nome genérico dado ao horário dos programas veiculados naquele horário.

Os japoneses ao ver essas vinhetas, disseram que a única coisa que vinha à mente eram suas imagens sinistras e uma ligeira dificuldade em captar a intenção dos vídeos, no qual, a explicação dada pelo diretor organizador do departamento de produção do canal na época, Shinichi Ogawa, era de que se tratavam de vinhetas anunciando um "vale-tudo", já que praticamente tudo era permitido naquele horário. Cada uma das vinhetas possuía duas versões de 15 e 30 segundos.

Houve um certa repulsa imediata pelos vídeos na época, por serem considerados "Sinistros demais", "amedrontadores", e "Tão preconceituosos que não deveriam ir ao ar". Só não repercutindo ainda mais, graças à baixa audiência no horário em que tais vídeos foram veiculados.


Apesar do canal e seus meios nunca mencionarem a intenção das vinhetas, elas foram considerados de preconceito contra as vítimas por  radiação de Hiroshima ao mostrarem bonecos criando bolor gradativamente em meio a luz e sombras, ao som de uma canção de guerra, cujo final do vídeo se ouve uma frase quase inaudível dizendo "Zamaa miro!" (Literalmente "Olha o que tu fez!", o sentido porém é parecido quando nós dizemos "bem feito!" para alguém que se deu mal. NDT.). Assista abaixo esta vinheta, chamada de "A com forma humana":



Também foi considerada preconceituosa a vinheta que mostra um coração, também criando bolor, em cujas marcas escuras se poderia ler a sigla "AIDS", que você pode assistir abaixo, chamada "A com forma de coração"



As vinhetas acabaram sendo retiradas do ar e esquecidas...Até agora. Com o advento da internet, tais vídeos foram redescobertos e revisados pelo público atual que corrobora a opinião de quem os assistiu na época, apontando também para o seu conteúdo supostamente subliminar, suposição essa que gera calorosas discussões em fóruns da web Japan.

Um fato digno de nota sobre a interpretação de tais vídeos, é que nós praticamente não vemos nada além de bagunça sem sentido, no entanto os Japoneses "sacaram", ainda que com um pouco de dificuldade, a intenção dos vídeos.

Nessa mesma época foram criadas outras vinhetas em uma linha semelhante, mas isso é assunto para um outro post:...

Tradução/Adaptação rusmea.com

Fontes:
http://anago.2ch.net/cm/
http://ja.wikipedia.org/wiki/
http://www.nicovideo.jp
Comentários