2 de julho de 2013

A Incrível História de Roona Begun


Olá assombrados. Quando eu vi esta foto na internet confesso que na hora achei que fosse fraude e segui a vida. Só que na semana passada eu a vi novamente no portal Terra e resolvi me inteirar do assunto, e resolvi compartilhar com vocês a incrível história de Roona Begun.

Roona vive no estado de Tripura, no nordeste da Índia, e seus pais extremamente pobres, não tendo condições de pagar um médico para ajudar sua filha, que sofre de hidrocefalia. A circunferência de seu crânio era de 94 centímetros, o que a impossibilitava de sentar ou andar, fazendo ela viver deitada.

Em abril de ano, os jornais descobriram o seu caso e dois estudantes noruegueses arrecadaram U$ 57 mil dólares necessários para fazer a cirurgia de vida ou morte. A cirurgia ocorreu em Nova Délhi e demorou cerca de 4 horas. Os médicos fizeram pequenos orifícios nos ossos separados do crânio em consequência da pressão do fluido, os aproximaram e juntaram, para garantir que os tecidos do interior ficassem completamente cobertos pelos ossos.

Hoje Roona, esta se recuperando e em breve deve levar uma vida normal novamente.

Roona Begun tinha 94 centimetros de circunferência craniana
Seus pais não tinham dinheiro para fazer a cirurgia
Roona sofria de uma caso extremo de hidrocefalia
Dois noruegueses descobriram o caso e arrecadaram via internet os US 57 mil dólares para ela fazer a cirurgia

A cirurgia ocorreu em Nova Délhi e demorou 4 horas
Fontes (Acessadas dia 02/07/2013):
- Terra: Médicos indianos reconstroem cabeça de menina hidrocefálica
Comentários