31 de julho de 2013

Pessoas com Dons Especiais (Parte 01)

Ben Underwoodtaught
Don Especial: Ecolocalização
Aos 3 anos ele perdeu os olhos devido a um câncer, mas isto não foi um problema para ele, pois ele anda de bicicleta, joga basquete e faz coisas normais, como ouro garoto qualquer. Alias, olhando para ele, você nem percebe que é cego. O segredo? Ele desenvolveu uma forma bem diferente de ver o mundo, através da ecolocalização. Ele com sua língua emite um estalo e seu ouvido capta a onde quando volta, formando uma imagem do que está a sua volta. O golfinhos e morcegos são animais que utilizam a ecolocalização para se locomover. Sua história foi contata no série "Extraordinary People - The boy who sees without eyes" que você pode assistir abaixo:


.
Daniel Browning
Don Especial: Ecolocalização
Daniel possui poderes especias, que lhe permitem modificar totalmente a forma do seu corpo, e deixa-lo, literalmente da forma que quiser. Aos 18 anos, quando um circo chegou em Los Angeles, Daniel fugiu junto com ele. "Eles me deram 2 minutos meio no palco - eu já havia me apresentado na rua aqui e ali, mas não era igual - e quando eu subi no palco eu fiquei fascinado por toda aquela energia que vinha em minha direção. Eu fiquei fascinado e pensei: Este é o meu destino e é isto o que vou fazer na vida.", conta Daniel, que até hoje ganha a vida como contorcionista, e que começa o dia praticando yoga. Daniel foi levado até o fisioterapeuta Steven Clark para fazer algumas análises, e logo ele diagnosticou o motivo de Daniel se contorcer tanto: o raro dom da Hiperflexibilidade. Praticamente todas as juntas do seu corpo tem um alcance de movimento além do normal. Em um dos números da Daniel, ele gira a mão 360º! Em outra ele desloca o ombro e para fechar com chave de ouro, ele muda o coração de lugar! Com certeza é o homem mais flexivel do mundo!

Ele ficou famoso recentemente por ser o apresentador do programa "Os Super-Humanos" exibido no History Channel, onde Stan Lee o manda viajar pelo mundo atrás de pessoas que façam coisas especiais.


.
Jez Rose
Don Especial: Controle Mental
Em uma exibição nas ruas do centro de Oxford, Jez escolhe um pedestre e o faz acreditar que sua mão esta presa a vitrine de vidro de uma loja e que ele não vai conseguir tirar ela de lá. O coitador tenta, tenta e nada de tirar a mão. Jez então estala os dedos e a mão do pedestre é libertada.

O interessante é que Jez diz que isto não é um truque. Ele faz com que as pessoas a obedeçam.
"O que eu faço se baseia no entendimento profundo das pessoas, da compreensão exata do seu comportamento e de como seus padrões de comportamento podem ser controlados ou de fato manipulados. Eu estou controlando suas mentes". afirma Jez, que diz que seu conhecimento de psicologia amadora o ajudou a identificar pessoas sugestionáveis.

Jez usa uma técnica conhecida como PML, que significa em português, Programação Neurolinguística. Este é um ramo relativamente recente da psicologia, que alega influenciar o comportamento das pessoas, estimulando a mente subconsciente das pessoas.

Para examinar este poder, foi convidado o diretor do grupo de PML de Londres, Filipe Hold. Inicialmente Filipe repetiu várias vezes que a mente das pessoas poder ser controlada através da linguagem.

Jez diz que o contato olho no olho é muito importante para prender a atenção, e também as técnicas de linguistica são fundamentais para controlar a mente. Para interromper o padrão de pensamento, ele estala os dedos olhando nos olhos das vítimas.


.
John Chang
Don Especial: Praticante de Nei Kung, Mestre Acupunturista e Curador Espiritual
Existe um homem no oriente, que não quer revelar seu nome nem seu endereço, diz somente ser curandeiro. Uma equipe da BBC ficou sabendo de suas proezas e por anos tentou filmá-lo, mas ele recusava, até que um dia, o irmão do repórter teve um problema no olho e o curandeiro, que eles passariam a chamar de DJ (Dynamo Jack) o atendeu e permitiu ser filmado. Ele também mostrou como usar seu poder do Qui para colocar fogo em jornal. Quando soube que a BBC iria passar para o mundo todo, ficou furioso e desapareceu novamente. Isto ocorreu em 1980. O vídeo abaixo faz esta introdução e mostra que DJ procurou o repórter após vários anos, para falar que após uma meditação de 2 anos na floresta de Bórneu, seus poderes estavam melhores e ele estava disposto a ser filmado e participar de experimentos científicos para comprovar seus poderes. Saiba mais aqui.


.
Kim Peek
Don Especial: Memória Fotográfica
Kim peek tinha síndrome de Savant, uma condição clínica em que os portadores desenvolvem tanto habilidades extraordinárias quanto graves limitações, em seu caso o autismo. A cada 10 pessoas que sofrem de autismo, uma possui síndrome de Savant.

O americano de 55 anos dominava pelo menos 15 campos de política, boxe e as estradas dos EUA. A sua facilidade decorativa era proporcional aos obstáculos da vida cotidiana, sem muita coordenação motora, precisava de ajuda para se vestir, se barbear e etc, se irritava quando não tinha nada que fazer para abranger seu conhecimento.

Kim retinha 98 por cento de toda a informação que lia ou ouvia quando, em média, uma pessoa memoriza apenas 45 por cento. Com dois anos, já conseguia ler e memorizar livros. Ao longo da vida, terá memorizado 12 mil livros, entre os quais a Bíblia e toda a obra de William Shakespeare - esta, com apenas 16 anos. Além do mais, Peek era capaz de ler duas páginas de um livro ao mesmo tempo, uma com cada olho e depois mantinha um registro detalhado de tudo que lera. Peek estava sofrendo de infecção das vias respiratórias, segundo informou seu pai, Fran Peek, ao jornal. "Ele era especial", comentou o neuropsiquiatra Daniel Christensen, da Universidade de Utah. "Sua memória e sabedoria eram simplesmente incríveis".

Ele foi a inspiração para o personagem Raymond Babbit, interpretado por Dustin Hoffman, no filme Rain Man.



Gostou? Comente o que acha e me de sugestões de quem posso incluir nesta lista em futuras novas partes.

CLIQUE AQUI para ver a parte 02
Comentários