10 de junho de 2013

O Enigma do Joelma

Reportagem do Programa Linha Direta Mistério da Rede Globo sobre o incêndio no edifício Joelma, ocorrido em 01/02/1974, onde foi registrado 189 mortes e 345 feridos.

A programa mostrou o contexto histórico do local para que toda a tragédia ficasse com proporções mais sombrias. A história mostra que no terreno onde está construído o Edifício Joelma, um professor de química matou a mãe e 2 irmãs e na investigação do caso se suicidou. Mostrou também a história das 13 Almas que nunca foram identificadas.

Esta é a lenda do edifício Joelma:

Isso não é lenda, é pura verdade: nos tempos da escravidão, o terreno onde está o Edifício das Bandeiras (antigo Joelma), era um pelourinho, onde se aplicavam castigos aso escravos.

Após a abolição, muitas pessoas evitavam passar perto daquele local, em virtude das vozes e gritos por clemência que eram ouvidos....

No início do século vinte, construiu-se uma casa naquele terreno, sendo que ali residiam um rapaz, sua irmã e sua mãe.

Acontece que o rapaz manteve namoro com uma empregada da casa, o que gerou o descontentamento de sua mãe e irmã.

Não sendo aquele relacionamento aceito pelos seus familiares, o rapaz matou a mãe, a irmã, e as enterrou no quintal.

Esse fato foi descoberto alguns dias depois, por um vizinho bisbilhoteiro que subia numa árvore para espiar a vizinhança. Ele denunciou o assassino na polícia que o prendeu.

Bem, depois, em fevereiro de 1974, todos já sabem... Um grande incêndio aconteceu no então edifício Joelma, e a partir desse incêndio surgiram novas lendas ainda, entre elas a do homem de cinzas que salvava os feridos.....

Esse fato que descrevi, foi matéria de reportagem no jornal Diário de SP (séries os crimes que abalaram São Paulo), e foi objeto de uma reportagem do repórter policial Gil Gomes e consta ainda no museu da Polícia Civil de São Paulo.


Ah, a propósito.... No cemitério de vila alpina, na zona leste de são paulo, estão enterrados os restos mortais de treze vítimas do Joelma.....

Ali, dizem, aquelas "treze almas" fazem milagres....

Entretanto, há uma advertência, como um epitáfio: "não acenda velas neste túmulo".

Infelizmente o som do vídeo não está muito bom...

Comentários