6 de maio de 2013

A Lenda de Sihuanaba

Sihuanaba é uma personagem do folclore da Améria Central. Ela se apresenta como uma bela e tentadora moça de cabelos muito longos e negros, por vezes vestida de branco e seu principal objetivo é seduzir um homem (um toque rapaziada: "quando a esmola é demais, o santo desconfia!"). Mas na verdade o está arrastando para uma armadilha!

Dizem que é encontrada com maior facilidade em riachos, cachoeiras, rios... onde houver uma fonte de água, podendo aparecer também lavando roupas.

Suas vítimas preferidas são homens solitários andando tarde da noite no escuro, ou em noites de luar. Geralmente, ela tenta esses homens longe de suas rotas planejadas para que se percam e não consigam voltar para casa.

Sihuanaba não permite que vejam seu rosto (ou seu verdadeiro rosto) em um primeiro momento, deixando para revelá-lo apenas no último momento... Ela então mostra um rosto que pode ser de um cavalo ou de um crânio humano, uma caveira. A vítima (geralmente um homem infiel) ou morre na hora, de medo, ou enlouquece!


Ela também pode se transfigurar na namorada do homem, para enganá-lo e atraí-lo até sua "armadilha" ou ainda pode atrair crianças, assumindo a aparência de suas mães. Ela então leva a criança, que ao ser tocada enlouquece, até um lugar afastado e a abandona lá, para que fique perdido e insano.

Se você trombar com uma mulher muito bonita, de longos cabelos que esteja te dando bola muito fácil e cair na dela, há um jeito de se defender. Segundo as crenças, você deve fazer o sinal da cruz em sua direção e morder um facão! Assim ela se afastaria de você.

. . . . . . . . . . 

Em um episódio da série Amaldiçoados do Canal bio. um homem conta sua história de como se tornou vítima e foi amaldiçoado pela Sihuanaba. Está no Episódio 01 - Tentando o Destino.

Segue um vídeo em espanhol contando um caso sobre a Sihuanaba:




Comentários