18 de abril de 2013

Verme da Mongólia

Concepção artística do Verme da Mongólia
O Verme da Mongólia (Olgoi-Khorkhoi) foi visto pela primeira vez em 1926, no deserto de Gobi, Mongólia, é geralmente vermelho e tem aproximadamente de 60 cm a 1,5 m de comprimento, é corpulento e capaz de expelir um ácido que causa morte instantânea ou ainda mata à distância através de descarga elétrica. Está ativo entre os meses de junho e julho e hiberna durante o resto do ano.

Centenas de casos já foram registrados de avistamentos desses invertebrados, muitos pelos nômades do deserto, e inclusive há o relato de um Primeiro Ministro desse país.

Ivan Mackerle
morreu em 2012
Apesar de não ser tão famoso quanto o Pé-Grande (sabia que um homem alega ter matado um Pé-Grande? Veja matéria que fiz), tem gente que já tentou encontrar o verme, como é o caso do tcheco Ivan Mackerle (falecido em 01/03/2012), que seja explodindo o chão ou sobrevoando a baixa altitude o deserto em 2004, tentou encontrá-lo, porem sem êxito.

Quem assistiu o filme "Os Fantasmas se Divertem" deve se lembrar de um mega verme que aparece todas vez que o casal tenta sair da casa, é claro que não é o mesmo, pois é bem grande, e o Verme da Mongólia dizem que tem no máximo 1,5 de comprimento. Mas na minha cabeça, essa ficou sendo a descrição deste integrante da criptozoologia.

O já mítico canal Sci Fi, que produz os filmes mais malucos possíveis, como Mega Shark Versus Crocosaurus, em 2010 produziu um filme baseado no Verme da Mongólia, chamado O Retorno dos Vermes Malditos (Mongolian Death Worm). 

SinopseQuando uma companhia de petróleo americana configura uma planta experimental de perfuração nos vastos desertos da Mongólia, despertam um ninho de criaturas mortais que estavam adormecidas durante séculos, o Verme-da-mongólia. Sua única esperança é o caçador de tesouros Daniel Upton, que passou a vida procurando a tumba lendária de Genghis Khan, que é um grande ser protegido pelos vermes. Daniel deve descobrir o que ele pode fazer para matar essas criaturas, mas parar esses monstros pode significar a destruição do trabalho de sua vida para sempre.



Algumas imagens da internet que ilustram o verme:









Quem quiser ler algo realmente sério sobre o tema, sugiro acessar o site Skeptoid - Olgoi-Khorkhoi: The Mongolian Death Worm

CLIQUE AQUI para ler "Tigbalang"
CLIQUE AQUI para ler "Jimenken: Cães com Face Humana do Japão"
Comentários