
Por Mara Stela Scoll
Adoro arte, em especial obras de arte obscuras, mórbidas, escatológicas. E, por acaso, deparei-me com uma galeria de imagens do pintor francês Jean-Léon-Bazile Perrault (1832-1908) e acabei gostando muito.
O que me chamou atenção foi a grande quantidade de pinturas que retratam crianças, e, em muitas, com semblante, digamos, um tanto que entristecido, abatido. Lembrou-me, na hora, daqueles quadros de crianças chorando, e de todo mistério que os envolve.
A que me chamou atenção, à primeira vista, foi esse quadro da figura, porque, ao primeiro rápido olhar, veio à mente a ideia de que as crianças estavam num caixão. Estranho como eu relato "estavam num caixão", porque a posição não sugere. No entanto, tive quase certeza, ao vê-la em thumbnail, que era mesmo um esquife. Isso porque a cor e o formato do manto que envolve as crianças, bem como (+) a figura de um livro (uma Bíblia?) ou uma caixa (?) ou uma maleta (?), junto da criança (E) passa a impressão de um esquife ao primeiro olhar. Vendo o quadro ampliado, percebi então, claro, que não se tratava de um caixão.
Então reparei no rosto do garotinho, e tive a impressão de que ele não parecia estar cochilando ou descansando, mas sim morto ou moribundo. O garotinho, como se vê, é amparado pela "possível" irmãzinha dele, que está visivelmente muito triste e infeliz. É sutil essa percepção. Sem dúvida é um quadro bastante sombrio...

- http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:L%C3%A9on_Bazile_Perrault
- https://www.google.com.br/search?q=jean-l%C3%A9on-bazile+perrault&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=VbBtUZbgKOr3igLHhYGIAw&sqi=2&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1600&bih=775
Fonte: Sobrenatral.Org