13 de março de 2013

Vida Extraterrestre Descoberta em Fragmento de Meteorito?

Cientistas britânicos encontraram seres unicelulares fossilizados em um meteorito encontrado no Sri Lanka, no ano de 2012. 

Pessoal, a conclusão mais óbvia é que acabamos de confirmar que existe vida extraterrestre! Não importa que não seja como nós, mas um ser unicelular, é vida extraterrestre.

O estudo completo foi publicado no The Journal of Cosmology e o autor principal do artigo é o cientista N. C. Wickramasinghe, famoso por ser o principal defensor da hipótese da panspermia - a teoria científica que prega que a vida em nosso planeta veio do espaço - e você pode ler aqui o trabalho científico.

Local onde foi encontrado o meteorito (esquerda) e um
pedaço dele (direita)
Os organismos são semelhantes a diatomáceas, protistas microscópicos que possuem capas envolventes formadas por sílica.

Nada mais legal do que o maior defensor da panspermia, o N. C. Wickramasinghe, conseguir provar cientificamente ao mundo que existe vida extraterrestre, trazida por um meteorito. É a mesma coisa que um caçador de fantasma conseguir provar cientificamente que capturou um fantasma.

Mas nem tudo são flores. O conhecido astrônomo Phil Plait, criador do blog Bad Astronomy, analisou o artigo e ficou muito intrigado. Primeiro, o formato quase perfeito do diatomácea. Imagina-se que depois de anos e anos viajando pelo espaço, deveria estar em piores condições.

O que seria vida extraterrestre na verdade parece ser o fóssil de uma diatomácea, um protista comum em nosso planeta
Assim, a única forma de estar em tão bom estado seria o meteorito ter sido retirado das águas de nosso próprio planeta. Lembre-se que as diatomáceas são protistas, portanto não podem viver em terra firme.

Phil também coloca em cheque se a rocha é realmente um meteorito, e prova com fotos que provavelmente não é, e que o meteorito pode ter sido contaminado pelo próprio cientista, mesmo que acidentalmente, com vida de nosso próprio planeta.

Com certeza esta história ainda vai reder bastante...

Diatomáceas marinhas e seus diversos formatos
Mas você sabia que já ouve anúncio de que havíamos descoberto vida extraterrestre, anunciada para o mundo todo pela badalada NASA? Aconteceu sim, em 1996. A NASA estudou o meteorito ALH 84001, que acreditam ter vindo de Marte, e divulgou a notícia bombástica. O caso até hoje é controverso, com cientistas refutando a informação e outras confirmando. Neste cabo de guerra, infelizmente o não é vida é quem está ganhando atualmente.

Leia aqui a matéria de capa da revista VEJA publicada na época. (eu me lembro que comprei esta revista na época, por saber que iria ser histórica, e tenho guardada comigo até hoje :)

No vídeo abaixo você confere diversos closes da "forma de vida" do meteorito ALH 84001



Fontes (acessadas em 12/03/2013):
- Wikipedia: Diatomáceas
Disclose.Tv: ASTROBIOLOGISTS CONFIRM EXTRATERRESTRIAL LIFE IN METEORITE FRAGMENTS
UFO: Refutada alegação de vida alienígena em meteorito



Comentários