Em 1936, um corpo com andar cambaleante, vestido apenas com uma bata branca, surge no horizonte de um estrada suja, perto da capital do Haiti, Porto Príncipe.
Pessoas correram para ajudar e levaram a estranha mulher para o hospital. Constatou-se que ela era surda, cega e muda, mas reagia a estímulos e movimentava a cabeça freneticamente. Quem seria esta mulher? A identidade seria revelada quando seu mariado e irmão a reconheceram. Era Felícia Felix-Mentor. Mas não podia ser! Ela erava morta e foi enterrada em 1907.
A única explicação possível que o médico pode dar foi "zumbi".
Este caso foi investigado e documentado pela escritora norte-americana Zora Neale Hurston, uma cética severa que encontrou e fotografou a garota "morta", e saiu convencida de ela ser uma vítima genuína dos Bokors, os feiticeiros vodus que praticam a magia negra. Este foi um caso que Hurston nunca mais esqueceria.
![]() |
Fotografia autêntica de um zumbi, chamada Felícia Felix-Mentor. Fotografia feita pela pesquisadora Zora Neale Hurston |
![]() |
A pesquisadora Zora Neale Hurston, que estudou o caso de Felícia Felix-Mentor. |
Essa estória foi abordada no filme "A Maldição dos Mortos-Vivos" (The Serpent and the Rainbow - dirigido por Wes Craven - 1988), onde o tema eram os "mortos-vivos", não pela versão do fantástico, mas sim pelo lado científico e baseado em fatos reais. O filme foi baseada no livro do explorador Wade Davis, chamado "The Serpent and the Rainbow".
Para quem não assistiu o filme, clique aqui para fazer download do filme completo e dublado em português :). Abaixo os 5 primeiros minutos:
Fontes (acessadas em 23/03/2013)
- A História Sombria do Oculto, páginas 104-106
- InterFilmes.com - A Maldição dos Mortos-Vivos (The Serpent and the Rainbow)
- Horror e Suspense
- Portugal Paranormal