12 de março de 2013

As Incríveis Pedras que Crescem!

Fenômeno geológico incrível e verdadeiro. Chamado de trovants, são pedras que literalmente crescem!

As pedras que crescem, chamadas de trovant, ficam na Romênia, país conhecido mundialmente pelo conde Drácula. Talvez por isto quase não se ouça falar muito delas.

Os trovants estão localizados em um pequeno vilarejo chamado Costesti, no Condado de Valcea - Romênia, e a um século atrás os moradores da região nem ligavam para estas rochas, e as usavam na construção civil. Hoje o panorama é outro. Na na região está o Museu Romeno da Reserva Natural Trovant, hoje patrimônio da humanidade reconhecido pela UNESCO.

Rochas "crescem" depois que chove.
Os primeiros foram criados por terremotos ocorridos na região a 6 milhões de anos atrás. Os trovants tem núcleos duros e uma camada externa feita de areia. Após uma chuva, ocorre o "milagre"... esta areia secreta um cimento que aumenta o tamanho da pedra. Os cientistas acreditam que as pedras aumentam de tamanho devido ao alto teor de sais minerais diversos, que estão sob sua concha. Quando a superfície fica molhada, estes produtos químicos começam a se espalhar e colocar pressão sobre a areia, fazendo a pedra "crescer".

Os trovants variam de tamanho, de alguns milímetros, chegando algumas rochas a ter mais de 10 metros. E o mais legal é que estas pedrinhas de alguns milímetros, vão conforme chover, crescer até ficarem bem grandes.

Outra curiosidade é que assim como as pedras do Vale da Morte, os trovants "andam" pelo terreno.

Muitas das rochas são parecidas, e algumas tem protuberâncias que parecem "galhos" ou "apêndices". Quando são cortados, revelam anéis, como se fossem árvores. Estas rochas parecem na verdade alguma forma de vida orgânica!

O vídeo abaixo foi gravado por um visitante, no Museu Trovant:



Diversas fotos das rochas que "crescem", os trovants:







Placa na entrada do museu (acima). Abaixo a placa em detalhes.
Mapa para quando você quiser ver trovants ao vivo :)

Fontes (acessadas dia 11/03/2013):
- 9Gems: Growing Stones
- Imagens retiradas do Google Imagens



Comentários