4 de março de 2013

Análise da Foto - Marido Morto...


Vamos relembrar aqui um caso famoso da fotografia de uma senhora em um asilo onde aparece o suposto fantasma de seu falecido marido.

A história* da fotografia é a seguinte:
*Baseada na história contada pela leitora Nathally Amisse, que vive na França.

"A foto foi tirada nos Estados Unidos, pela filha dessa senhora, após colocá-la num asilo de idosos. Era um domingo em 1998, e o asilo havia dado uma pequena festa para os idosos e seus familiares. A foto foi guardada sem perceberem a presença de um senhor atrás da vovó.


As duas fotos enviadas pela filha da senhora, para provar que realmente 
era o fantasma de seu pai na fotografia.
A mulher da foto veio a falecer em 2000 e um dos netos, ao olhar fotos antigas da família, perguntou à sua mãe (filha daquela senhora) quem era o senhor atrás da vovó. A filha dela quase teve um infarto! Pois reconheceu imediatamente seu pai, falecido 5 anos antes da tal foto.

Para provar a veracidade da fotografia, sua filha apresentou mais duas fotos antigas de seus pais posando juntos.

A foto em questão foi passada por um laboratório especializado em fotografias sobrenaturais onde constataram sua autenticidade. Sabe-se que a foto até mesmo saiu numa reportagem de TV na França. Portanto, tudo indica que ela é bem verdadeira!"

Será?

Nosso leitor, Darkelros, realizou uma análise nesta intrigante fotografia. Será ela real ou mais uma fraude?

Vamos à análise, por Darkelros:

Essa foto me deixou intrigado por alguns motivos:
1. O fato de não se perceber a primeira vista nenhuma montagem.
2. O fato dela ser "famosa".
3. O comentário do "Snoop" e a réplica da "Nathally"

Fato: Precisamos analisar bem e estar embasados para afirmar verdades ou mentiras, realidade e manipulações. Para tudo tem que ter critérios.

Vamos a imagem que é o que interessa. Minha primeira impressão foi que não havia nenhum indício de montagem. Por que achei isso? Bom, eu sou designer gráfico e artista digital (Pinto digitalmente mas ao invés do pincel uso o "Photoshop" e o "Painter") gosto de fotomanipulações mas a nível artistico e tratamento de beleza nada de babaquices que esses micreiros andam fazendo por aí.

Iria passar direto e não comentar nada já que tive uma "boa" impressão da imagem mas resolvi fazer um teste simples, apenas um de inúmeros que podem ser feitos para se detectar fraudes. Ele consiste no estudo dos pixels.

Que diabos é isso? Calma que vou explicar, isso vai ajudar vocês a terem argumentos na hora de desacreditar de uma suposta foto de fantasmas.

PIXELS
Um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels formam a imagem inteira. Aqueles quadradinhos pequenos que compõe uma imagem, você percebe eles quando amplia uma foto.

RESOLUÇÃO
A resolução é a quantidade total de pixels na imagem.


RESUMINDO
Se faço uma montagem de duas fotos com resoluções diferentes a proporção de pixels também será diferente. Sendo assim se eu conseguir visualizar os pixels eu poderei perceber essas diferenças. Se houver...bingo! MONTAGEM.

NOSSA FOTO



Bem tirada, o suposto fantasma aparece nitidamente atrás da senhora vovózinha, aparentemente com traje de enfermeiro.

Mas vamos fazer o seguinte vamos re-equalizar os Levels (Contraste de tons claros e escuros). E vamos ver o que acontece:



Podemos notar algumas coisas bem interessantes:

1. Uma deformação de pixels em volta do rosto do nosso suposto fantasma. E note que é somente no rosto, o ombro dele e o braço contrastam perfeitamente com o céu claro.

2. No céu no canto direito um pixel solto, deslocado do resto da imagem.

3. Todos os outros objetos estão normais, nada de carinhas no carro vermelho lá atrás.

4. A vovó está perfeitamente sentada sem nenhum indicio de montagem.

CONCLUSÃO
A impressão baseada na análise é que essa foto sofreu uma sútil montagem. Aparentemente o rosto de um suposto enfermeiro foi substituindo pelo marido da senhora explicando a incrível semelhança entre os dois. Um trabalho quase bem feito que uma simples mesa digitalizadora poderia tirar os vestígios que acusam uma  fraude.

Na minha opinião é uma MONTAGEM.

Parabéns para quem alterou a imagem manipulando o minimo possível a foto. Esse é um dos atributos de uma boa manipulação. Se é que foi manipulação. (rs)

Pessoal ninguém é dono da verdade, tenho apenas minha opinião baseada em fatos. Posso estar errado, ou não. Mas preciso julgar de acordo com o que vejo e o que vi aqui é o suficiente para ter tomado minha decisão. Não acredito e respeito quem acredita, e estou aberto a outras provas que me façam mudar de ideia e nesse caso somente a foto original ou
negativo para atestar.

Com respeito a todas as pessoas envolvidas de boa fé com essa foto deixo um forte abraço. Continuem buscando a verdade, ela está lá fora para os que quiserem ver. Mas tem que ver direito heim, nada de miopia trocando gato por lebre. (rs)
Análise feita por Darkelros em Sobrenatural.Org



Comentários