20 de fevereiro de 2013

Peixe Estranho seria uma Lampréia (Atualizado 27/02/2013)


Existem poucas informações sobre este estranho peixe capturado em Nova Jersey - nos EUA. De acordo com suas características, pode ser uma lampréia marinha. Mas também não descartam que seja uma manipulação feita em computador. Continue a leitura para saber muito mais sobre o assunto...


Lampréia com sua boca sem mandíbulas
e repleta de dentes.
Sou formado em biologia, e lembro da minha aula de Zoologia que tive 10 anos atrás (é verdade!), onde aprendemos sobre este peixe. O que me marcou é a sua boca sem mandíbula e repleta de dentes, muito bizarra. É um pouco diferente da foto acima, mas não podemos descartar que seja uma lampréia, pois não sei se existe uma espécie em particular com uma boca daquela. Ou, como o peixe está morto, ouve um relamento dos músculos e por isto a boca ficou com aquele formato.

Muitas lampréias são parasitas e grudam no corpo da vítima com sua boca (que é uma ventosa também), raspam com sua língua áspera a pele e bebem o sangue. Sua boca serve também para grudar em superfícies como pedra. No vídeo abaixo você vê uma lampréia grudada no vidro de um aquário.


São muito usadas como isca de pesca e até como comida, como o delicioso Arroz de Lampréia, uma especialidade Portuguesa.

Quando for a Portugal, você pode experimentar este Arroz de Lampréia.
Aqui você pode ver toda a beleza deste peixe. Repare na lateral de seu corpo. Estes orifícios são sua linha lateral, por onde ela se orienta na água. Olhe na imagem do peixe acima e veja os mesmos orifícios.
Atualização 27/02/2013

O dono da foto assumiu que a criatura é uma lampréia. Eu não fui enganado e nem meus leitores! Ponto para nós :)




Veja a notícia completa aqui.

Fontes - Acessadas dia 19/02/2013
- Arquivos do Insólito: Peixe “estranho” é encontrado nos EUA
- Wikipédia: Lampréia
- Biomania: Ciclóstomos


Comentários