27 de fevereiro de 2013

Múmias de Demônios

Cabeça mumificada de um demônio de três faces no templo de Zengyoji.
Ninguém sabe de onde a cabeça do demônio veio,  nem como ou porque
ele acabou armazenado.
Pode parecer estranho que templos budistas no Japão tenham espalhado dentro deles demônios mumificados, mas é preferível mantê-los sob o olhar atento de um sacerdote, em vez de deixá-los perambular pelas ruas!

O templo de Zengyoji na cidade de Kanazawa (prefeitura de Ishikawa), é o lar da cabeça mumificada de um demônio de três faces. Diz a lenda que um sacerdote residente descobriu a múmia armazenada em uma câmara de um templo do século 18. Imagine sua surpresa.

A cabeça mumificada tem duas faces sobrepostas na frente, com uma outra (semelhante a de um kappa) situada na parte de trás. O templo coloca a cabeça em exibição pública todo ano perto do equinócio da primavera.

Múmia de Daijoin
Outro misterioso demônio mumificado pode ser encontrada em Daijoin, templo na cidade de Usa (Oita prefeitura).

Dizem que a múmia foi um tesouro, relíquia de uma nobre família. Mas, depois de sofrer algum tipo de infortúnio, a família foi forçada a se livrar dela.

O demônio mumificado mudou várias vezes de proprietário antes de acabar nas mãos do pároco do templo Daijoin em 1925. Após o pároco ficar extremamente doente, a múmia foi suspeita de ser amaldiçoada.

O pároco recuperou-se rapidamente da sua doença depois que a múmia foi colocada aos cuidados do templo. Ela permaneceu lá desde então. Hoje, o consagrado demônio mumificado do templo de Daijoin é reverenciado como um objeto sagrado.

Uma múmia muito menor - dizem ser de um bebê demônio – foi posse do templo Rakanji em Yabakei (prefeitura de Oita).

Infelizmente, a múmia foi destruída em um incêndio em 1943.

Múmia de Bebê demônio no templo Rakanji
Fonte:
- Pink Tentacle


Comentários