22 de fevereiro de 2013

Casos Recentes de Combustão Humana (Atualização com Novos Casos 06/08/2014)

Combustão Espontânea Humana é nada mais nada menos que a pessoa do nada começar a pegar fogo. Na maioria das vezes é fatal e o corpo fica reduzido a cinzas, sobrando geralmente algum membro. O local ao redor é pouco afetado. Acha que é raro de acontecer? Que nada, existem livros que documentam mais de 300 casos. Abaixo, trago para vocês alguns dos mais recentes...

No final tem um vídeo que fiz sobre o assunto...



2009 - Caso de Combustão Espontânea no Arizona?
FonteAzCentral
Uma mulher de 42 anos pegou fogo na manhã de quarta-feira fora de um centro de reabilitação de Peoria, Arizona, perto da Plaza del Rio Boulevard e da Thunderbird Road, disse o porta-voz da polícia Mike Tellef.
A vítima tinha ferimentos fatais e foi transportada para um hospital local, disse Tellef. Os funcionários encontraram a mulher sentada em um pátio exterior envolvida em chamas. A polícia não sabe como ela pegou fogo.

Relatos de que ela estava usando oxigênio e era tabagista são imprecisos, disse Tellef. Três funcionários que tentaram socorrer a mulher foram transportados para o hospital com ferimentos leves.
Segundo Tellef, um dos empregados estava com queimaduras, outro com problemas respiratórios e o terceiro em choque.



2010 - Reino Unido: Homem explode em uma bola de fogo
Fonte: OurStrangeWorld.net
Mathew Donegan era apenas um outro morador de uma rua residencial - até que explodiu em uma bola de fogo.Motoristas e pedestres chocados correram para ajudar Donegan, 26, que em uma fração de segundos, virou uma tocha humana. Vários cidadãos rolaram Donegan no chão para apagar as chamas, mas não antes que ele sofresse queimaduras de segundo e terceiro graus na metade superior do seu corpo.



2010 - Irlandês morto perto da lareira
FonteSobrenatural.Org
O irlandês Michael Faherty, de 76 anos, foi encontrado morto, com a cabeça perto da lareira, em sua sala. Os danos no local estavam limitados ao teto acima de sua cabeça, o chão logo abaixo, e o corpo, totalmente incinerado.

A polícia, entretanto, não acreditou que a lareira foi a causa do incêndio. O coronel afirmou que “esse fogo foi investigado e eu fico com a conclusão de que isso entra na categoria de combustões humanas espontâneas, para a qual não há explicação adequada”. Outros acreditam que as cinzas do fogo tenham sido responsáveis.



2011 - Mistério: sueco pega fogo do nada no meio da rua!
FonteR7
Testemunhas contam que ele estava esperando o trem quando entrou em combustão.

Tudo aconteceu em Gotemburgo, a segunda maior cidade da Suécia. Um homem não identificado estava parado esperando por um trem quando, do nada, ele começou a pegar fogo.

Ninguém sabe como aquele fogo começou e foi tudo tão repentino que algumas pessoas nem se mexeram para ajudar o tal homem. Segundo o site MSNBC, a testemunha que o salvou disse que a vítima gritava muito.



2012 - Americano é suspeito de morrer em combustão espontânea
Fonte5NewsOnline
Danny Vanzandt, 65, pode ser um dos casos raros nos quais a pessoa pega fogo sem motivo aparente. No mundo, só foram registrados 200 casos como esse.

O que leva a polícia a crer que o caso foi de combustão espontânea é que nenhum móvel ou objeto próximo à Vanzandt estava queimado e não havia sinal de luta no local.

Acesse 5NewsOnline que lá tem duas reportagens sobre o assunto. Parece que o xerife lá está mudando de idéia e achando que é homicídio.

A mancha negra é onde o homem sofreu combustão humana
Veja a geladeira ao lado. Somente um chamuscado


2013 - Bebê Tocha Humana na Índia
Fonte: TimesofIndia
Imagine o seguinte caso, você está olhando para seu bebê e de repente ele começa a pegar fogo. Surreal? Não, pois isso está acontecendo com o pequeno Rahul. Seus pais alegam que de repente, o menino "pega fogo". E não foi só uma vez não, foram ao menos quatro vezes desde que ele nasceu. A notícia fez sucesso em agosto deste ano. Leia matéria completa...

O pequeno Raul todo queimado...


2014 - Combustão Espontânea Humana Relatada em Edmonton, Canadá (Atualização 06/08/2014)
Fonte: EdmontonSun
A polícia da cidade de Edmonton, Canadá, ficou perplexa após um homem dizer que acordou em chamas na manhã de sábado.  Testemunhas estão dizendo aos policiais que o rapaz, que tem por volta de 20 anos, entrou em combustão espontânea. Saiba Mais...


Capa do disco Wish You Were Here, do Pink Floyd.
Não mostra exatamente uma combustão humana,
mas eu gostei da imagem para ilustrar. :)


Explicação para o Fenômeno:

Investigações mostraram que a maioria das vítimas são idosas, moravam sozinhas e tinham objetos inflamáveis por perto (cigarros, velas, etc) quando morreram. Várias foram vistas pela última vez consumindo álcool ou fumando. Se a pessoa está dormindo, embriagada, inconsciente, muito fraca, ou incapaz de se mover e apagar as chamas, as suas roupas podem agir como um pavio, e a gordura do corpo – inflamável e muito perto da superfície da pele – alimenta o fogo.

Se você reparar, vários dos casos são encaixados na explicação para o fenômeno, mas nem todos....

Fiz uma matéria bem detalhada sobre o assunto: Combustão Espontânea Humana: Características, Casos Famosos, Teorias e Muito Mais

.
Fontes:
5News: Sheriff Rules Out Homicide, But Not Spontaneous Combustion After Autopsy
R7: Mistério: sueco pega fogo do nada no meio da rua!
Sobrenatural.Org: Combustão humana espontânea é um fenômeno real?
AzCentral.com: Woman catches on fire outside Peoria rehabilitation center
Comentários